A parceria entre a Rede de Postos Ipiranga, a Secretaria de Saúde de Toledo, Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), Rotary, Universidade Paranaense (Unipar) e o Posto Horizonte Azul para orientações e exames para os motoristas profissionais superou as expectativas. Nos dois dias de ação do Projeto Saúde na Estrada, o número de exames realizados chegou a 984 registradas na sexta feira (15) e na segunda-feira (18) ultrapassou as mil pessoas.
Os procedimentos não registrados, como as orientações dos profissionais de saúde, chegaram a 1.500 aproximadamente, somando mais de três mil atendimentos diretos e indiretos. O público alvo da ação foram os caminhoneiros, que puderam realizar testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão e puderam tirar dúvidas com profissionais de saúde. A Rede Ipiranga já realiza este tipo de trabalho há oito anos e levou este projeto para todo o país, contando com mais de 50 parceiros nas diversas regiões.
Segundo o enfermeiro coordenador das Unidades Básicas de Saúde de Vila Ipiranga e de Dois Irmãos, Claudinei Teleken, muitos dos profissionais que passaram pelo atendimento são de estados onde algumas doenças não foram erradicadas. “Eles puderam receber vacina contra febre amarela e outros tipos de doenças. Muitos, por sua rotina, estavam com vacinas atrasadas e alguns descobriram doenças através dos exames e poderão, em seu município de origem, realizar o tratamento”, contou.
Claudinei ainda ressaltou que o foco da atividade era a prevenção, mas alguns receberam encaminhamentos para especialistas por apresentarem quadros de doenças. Teleken também lembrou que este tipo de trabalho contribui para ampliar os serviços de saúde. “Esta estrutura montada aqui a Secretaria de Saúde não possui. Temos os equipamentos nas unidades de saúde. Este trabalho volante, preparado para este tipo de ação, vem ao encontro das necessidades de segmentos, neste caso, os dos trabalhadores das estradas”, concluiu.