Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Sexta-feira tem inauguração do Programa Estação Juventude

As ações viabilizadas pelo programa devem ser necessariamente instaladas em um equipamento público

20/05/2015 - 17:25


Na sexta-feira (22) a Secretaria da Juventude de Toledo inaugura o Programa Estação da Juventude. A ação foi possível por meio de um convênio com a Secretaria Nacional da Juventude, que prevê o repasse de recursos para execução de atividades, aquisição de equipamentos e atendimento aos jovens. O lançamento acontece às 14h, no Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardelli, o CJU do Jardim Europa, onde o programa foi instalado.

Toledo foi selecionada em 2013 entre mais de 800 projetos de todo o Brasil para adesão ao Programa. O município recebeu em 2014 o repasse de R$ 258 mil do Governo Federal, com contrapartida municipal de R$ 10.821,60. A partir de então, foram abertos os processos licitatórios para execução das ações. “Os recursos foram investidos em material de consumo, equipamentos e contratação de profissionais para compor a equipe de trabalho. Quando o município entrou no limite prudencial, tivemos que remover as contratações e compomos a equipe com servidores do quadro do município”, explicou a coordenadora geral do programa em Toledo e assistente social dos Centos da Juventude (CJU’s), Madalena Lopes Vieira.

Segundo Madalena, o programa tem como objetivo central a conectividade da juventude, a emancipação do jovem, a convivência e o protagonismo juvenil. “Diante disso e por meio de uma pesquisa para verificar quais as demandas dos jovens em questões culturais, esportivas e de conectividade, optamos por realizar a oficina de inclusão digital, composta pela instalação de um link de internet para disponibilizar serviço de internet móvel (wi-fi) e cursos de informática básica e avançada”, afirmou.

As ações viabilizadas pelo programa devem ser necessariamente instaladas em um equipamento público, diante disso, conforme Madalena, foi optado por executar no CJU Márcio Antônio Bombardeli, no Jardim Europa. “Definimos que o Programa seria instalado lá, devido à vulnerabilidade social que existe nesse território. Porém, também vamos realizar ações do programa, como os cursos, no CJU Mariana Luiza Von Bortsel, no Jardim Coopagro, porém com recursos próprios da Secretaria”, comentou.

Madalena ainda destacou que a oferta dessas atividades influencia muito na formação pessoal e profissional dos jovens. “Além do interesse em atividades recreativas, percebemos bastante a inserção do jovem no mercado de trabalho devido as formações que eles recebem nos CEJUs e é para isso que deve ser realizada a política para juventude”, afirmou.

Cine Estação

Uma das ações viabilizadas pelo programa Estação da Juventude em Toledo está o Cine Estação. Por meio de uma parceria com o CineSesc (do Serviço Social do Comércio), serão realizadas sessões de cinema no CJU, nas quartas-feiras e nos sábados, conforme demanda da juventude local. “O CineSesc irá entrar com as licenças para exibição dos filmes e com as curadorias de cineastas que pretendemos trazer à Toledo para trabalhar o cinema com os jovens”, comentou Madalena.

Atendimento individualizado

Com o objetivo de promover a independência do jovem, dentro do Programa Estação da Juventude, os jovens interessados poderão receber atendimentos individuais, para orientação da formação dos planos pessoais e profissionais do jovem. “Isso tudo aliado à Central de Informações que a Secretaria Nacional da Juventude disponibilizou. É um banco de dados que nós alimentamos com todas as iniciativas públicas de atendimento à juventude, de todas as secretarias e órgãos públicos, podendo indicar ao jovem para o que procurar conforme seu interesse e necessidade”, explicou Madalena.

Cursos e Festival da Cultura Jovem

Devido ao limite prudencial do município, os recursos destinados à contratação da equipe para realizar os atendimentos do programa foram reaplicados em outras ações. Entre elas está o Festival da Cultura Jovem que contará com cursos de teclado, bateria, contrabaixo, violão, audição, canto e Hip Hop. Segundo a coordenadora Madalena, a partir do desenvolvimento dos cursos que tem início em junho, serão realizados encontros para unificação das atividades, com apresentações. “Para esse momento, com os recursos do programa, também contratamos bandas para incentivar a troca de experiências entre os profissionais que já atuam no mundo da música e os jovens em formação”. Na área esportiva e de formação serão viabilizados cursos de inglês, espanhol, kick-boxing e flatland, que são manobras de bicicleta.

Anuncio gene 2