Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Secretaria de Saúde faz avaliação de indicadores do município de Toledo

O evento fez uma avaliação de 63 indicadores de saúde considerados essenciais para o município de Toledo

20/05/2015 - 17:35


Nesta quarta-feira (20) a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com os profissionais da rede para abordar sobre a avaliação dos indicadores do Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúdes (COAP) referentes a 2014 e também para pactuar as metas para o ano de 2015. Na ocasião, esteve presente um representante de cada unidade básica de saúde do município e um representante de cada setor da saúde. O encontro aconteceu no Auditório do Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro.

O evento fez uma avaliação de 63 indicadores de saúde considerados essenciais para o município de Toledo. “Este encontro nos permite avaliar estes indicadores e traçar uma meta para ser realizada ao longo de 2015”, declarou a diretora de Gestão de Saúde, Cristhiane Novello. “Assim, saberemos o rumo que devemos percorrer para trabalharmos em cima destas metas”, completou. 

A pactuação de indicadores acontece anualmente, entre os meses de abril e maio, e tem grande relevância para o município. “Fazemos o levantamento de dados, que estão interligados entre os setores da saúde, como a epidemiologia, vigilância sanitária, saúde mental. Assim, temos os indicadores desde morte infantil, prematura, violência e cobertura vacinal”, destacou a diretora. Todas as áreas da saúde são contempladas nesses indicadores de saúde.

Dentre os indicadores, está a cobertura populacional estimadas pelas equipes de Atenção Básica. Em 2014, 75,12 % da população foi atendida. Em 2013, foi de 44,33 %. “Nosso objetivo é avançar cada vez mais em relação a isso” comentou Cristhiane.

COAP

O Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde (COAP) é realizado em 18 municípios do Paraná. Ao todo, são 22 contratos feitos em todo o estado, de acordo com cada região. A partir daí, as pactuações serão analisadas na região e depois mandadas para 20° Regional de Saúde, que vai receber e montar um contrato dos municípios. Ou seja, das 18 pactuações, vão sair um único contrato, que formalizará e pactuará com o Ministério da Saúde.

Anuncio gene 2