Nos dias 22, 23 e 24 de maio, acontece o 3° Encontro de Escalada do Faroeste, em Ouro Verde do Oeste. A expectativa é que cerca de 100 praticantes do esporte participem do evento, que já tem mais de 60 inscritos. O encontro acontecerá no Salto João e Maria, que conta com três grandes setores onde os montanhistas locais realizam o manejo sustentável e aplicações de baixo impacto como: trilhas, contenções, placas indicativas, entre outros. Isso permite que o local receba visitantes e praticantes, ao mesmo tempo em que preserva o espaço e se mantém na ética no montanhismo.
O vice-presidente do Clube Oeste Paranaense de Montanhismo (Copam), instituição responsável peça organização, Ivan Rahn, ressalta a importância de eventos como este. “Ações assim contribuem muito com a troca de experiências, pois envolve pessoas de diferentes partes do país, ajudando a divulgar a cidade e a região. Outro fator positivo são os laços de amizade que se fortalecem e de certa forma, contribuem para a evolução do esporte”, complementou Rahn.
Já o nome escolhido para o evento surge do fato dos escaladores e montanhistas do Oeste do Paraná, serem conhecidos e chamados carinhosamente de “O Pessoal do Faroeste”. Por serem do Oeste do Paraná e principalmente por serem desprovidos de grandes montanhas que surgiu esse apelido carinhoso para os montanhistas da nossa região, sendo esse o nome escolhido para o encontro.
No Paraná
O personal training e escalador Douglas Zubéldia, que já tem presença confirmada no encontro, destaca o aumento no número de praticantes do esporte no Paraná. “Considero o evento muito importante para a região, visto que a um crescente número de escaladores no oeste do Paraná, com a descoberta de novos lugares para escalar e abertura de novas vias, o esporte tem ganhado destaque na mídia e redes sociais. Contudo o evento serve para unir ainda mais a comunidade de escaladores e proporcionar aos iniciantes essas trocas de experiências”, explicou. “Cabe ressaltar aos que querem iniciar no esporte, sempre procurar por clubes federados e profissionais habilitados para não correrem riscos de acidentes, tendo em vista que é um esporte de risco”, finalizou Zubéldia, que atualmente tem na escalada, muito mais que um hobby: uma profissão. Douglas dá aula sobre escalada para alunos do curso de Educação Física da Faculdade Assis Gurgcaz (FAG) em Cascavel e também pratica o montanhismo e a escalada produzindo matérias, fotos e vídeos de diversos lugares para o blog Extreme Sports da CATVE que é a patrocinadora oficial do evento.
Programação
Além da prática do esporte, o evento conta palestras, oficinas e confraternização. Para estas ações, o local escolhido foi a Fazenda Castanheira, que fica próximo do Salto João e Maria e da cidade de Toledo. Um luau com Samuka Climb e Banda Cadena complementam a programação, confira:
Sexta-feira (22) – 10h
Local: Camping Fazenda Castanheira
Descrição: A partir desse horário já será possível acampar
Sábado (23) – 19h30 às 20h30
Fazenda Castanheira
Palestra
Sábado (23) – 21h
Fazenda Castanheira
Jantar
Sábado (23) – 22h30
Fazenda Castanheira
Luau com Samuka Climb e Banda Cadena
Domingo (24)
Salto João e Maria
Escalada no Salto
Para participar
As inscrições devem ser feitas pelo site <http://www.escaladafaroeste.com.br> www.escaladafaroeste.com.br. A inscrição - que custa R$ 53,00 por pessoa - dá direito a uma camiseta do evento, acesso e liberação para o camping da Fazenda Castanheira, participação no jantar de confraternização e à palestra. Já o que não está incluso na inscrição é o estacionamento no Salto João e Maria, que custa R$ 5,00, a estadia no quarto da Fazenda e o consumo de bebidas.
Vídeos e fotos do Salto João e Maria, da Fazenda Castanheira e de outros locais para a Escalada Faroeste, além de mapas indicativos de como encontrar os locais estão disponíveis no mesmo site da inscrição.
Da Assessoria