Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Campanha de vacinação contra a gripe vai até amanhã

A recomendação é de que quem ainda não foi vacinado, procure um posto de vacinação e garanta sua proteção contra a gripe no inverno

21/05/2015 - 17:01


A campanha de vacinação contra a gripe continua em todo o Brasil até amanhã (22). A meta é vacinar 80% do público prioritário durante o período da campanha nacional. No Brasil, já foi vacinado 38,6% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas. Já o Paraná vacinou 57,63%, o que corresponde a aproximadamente 1,29 milhão de pessoas. Em Toledo, até a última sexta-feira (15), foram vacinadas 11.110 pessoas, o que corresponde a 46,89% do público-alvo.

O público-alvo da vacinação são gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde, doentes crônicos e indígenas.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, convoca as pessoas que compõem o público-alvo a procurar um posto de vacinação e garantir sua proteção contra a gripe no inverno. “Essa é uma vacina muito importante para a saúde da população, pois ajuda a reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Portanto, as pessoas que são integrantes do grupo prioritário devem procurar um dos postos de vacinação para fazer a prevenção contra gripe”, ressalta.

Em Toledo, os idosos foi o grupo que mais buscou a vacina, correspondendo a 54,9%, seguido por trabalhadores da área de saúde (45,79%), mulheres até 45 dias após o parto (40,60%) e crianças (37%). O grupo que menos procurou foram as gestantes com 35,18%. “É importante que os grupos que tem prioridade procurem as Unidades Básicas de Saúde mais próxima e se vacinem, para que na chegada do inverno estejam realmente protegidos”, afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto. A após da administração da dose, o corpo leva de duas a três semanas para gerar as proteções contra a gripe.

Anuncio gene 2