A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) está finalizando a execução da terceira camada e o sistema de drenagem de chorume e gases do Aterro Sanitário do município. A nova área é de aproximadamente 13.500 metros quadrados. A execução da obra está sendo feita pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). O valor investido pela pasta no novo espaço é de mais de R$ 82 mil. Além disso, a SMA ainda está na fase de licenciamento ambiental para a utilização de uma nova área para o aterro sanitário do município.
Segundo o responsável pelo Aterro Sanitário, Flávio Scherer, a vida útil de uma área como essa é de aproximadamente cinco meses. “Essa terceira camada que está sendo feita durará mais meio ano, então a tendência é até o final do ano, se esgotar”, informou. Scherer ainda comentou que o que se tem visto muito, é que a vida útil dos aterros tem diminuído. “O que é muito ruim. O que tem acontecido muito é a geração de resíduos, principalmente os volumosos. É preciso que a população se conscientize e separe o lixo reciclável”, disse.
Além disso, o responsável pelo Aterro Sanitário ainda comentou que uma nova área está sendo preparada para o novo aterro do município. O local já foi adquirido pela Prefeitura, e agora está na fase de licenciamento ambiental. “Para fazer a utilização correta, é preciso termos em mãos o licenciamento do órgão ambiental”. O novo espaço tem 49 hectares.