Com a intenção de oferecer mais acesso as políticas públicas aos jovens toledanos, nesta sexta-feira (22) foi inaugurado o programa Estação Juventude, Cidadania e Inclusão. A ação aconteceu no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli (CEJU Europa), onde o programa foi instalado. A ação é firmada através de um convênio com a Secretaria Nacional da Juventude e prevê o repasse de recursos para execução de atividades, aquisição de equipamentos e atendimento aos jovens. Participaram da ação jovens, autoridades e a comunidade em geral.
Os jovens que participam dos programas juvenis do município, como o Florir Toledo, da Secretaria Municipal de Assistência e Proteção à Família (SMAS), e os jovens dos Centros da Juventude também estiveram presentes na abertura do Projeto. Segundo o representante do CJU Europa, Felipe Barbosa, o projeto prevê a construção de uma teia de informação para os jovens. “Este projeto ajudará a situar o jovem e apoiar sua educação e formação profissional. Isso melhorará bastante a qualidade de vida da nossa juventude”, declarou. “Espero que este projeto continue por bastante tempo e que auxilie os jovens do nosso município”, completou Felipe.
Ele afirmou ainda que Projeto oferece lazer, informações, além de transformar a cidadania da juventude toledana. “O projeto Estação Juventude foi feito para a juventude do nosso município. Os dois CEJU’s estão ganhando este projeto. Porque hoje nós vemos que tantos jovens que não a oportunidade de ter um espaço como esse, e aqui, nós devemos ser gratos por ter esse projeto”, afirmou.
A representante do secretário nacional da Juventude, Kilvia Cristina Teixeira, parabenizou toda a equipe que trabalhou para que a realização do trabalho fosse possível. “Nada disso teria acontecido se não houvesse a dedicação destas pessoas que trabalham com os jovens, e também os próprios jovens. Essa troca de conhecimento e experiência é necessária para que se construa uma juventude unificada em toda a região. Nós damos ao município a liberdade de criar seu próprio projeto e atender as dificuldades locais”, destacou.
Toledo foi selecionada em 2013 entre mais de 800 projetos de todo o Brasil para adesão ao Programa. O município recebeu em 2014 o repasse de R$ 258 mil do Governo Federal, com contrapartida municipal de R$ 10.821,60. A partir de então, foram abertos os processos licitatórios para execução das ações. “Os recursos foram investidos em material de consumo, equipamentos e contratação de profissionais para compor a equipe de trabalho”, declarou a coordenadora geral do programa em Toledo e assistente social dos Centos da Juventude (CJU’s), Madalena Lopes Vieira.
Para a técnica da Secretaria Nacional da Juventude, Jussara Alves de Assis, o projeto Estação Juventude só saiu no município de Toledo graças ao trabalho de uma equipe dedicada. “Este trabalho é o resultado de uma equipe de trabalho que se esforçou para fazer isso acontecer, pois não é fácil. E com o projeto Estação Juventude eu tenho certeza de que os jovens toledanos terão uma ferramenta para mudar a sua trajetória”, afirmou. Além disso, a técnica ainda acrescentou que sem a parceria da Prefeitura seria impossível a Secretaria Nacional da juventude abrir este espaço. “isso mostra comprometimento e visão de prioridade para a juventude”, disse.
A secretária da pasta, Jaqueline Machado, afirmou que este é mais um instrumento para a organização da juventude em Toledo. “O programa é como um ponto de articulação de redes e de apoio para emancipação dos nossos jovens”, comentou. Jaqueline ainda mostrou números para os presentes. “A população de Toledo tem aproximadamente cinco mil pessoas com a idade entre 15 e 29 anos; isso representa 30% da população, e essa população merece ser tratada de maneira prioritária na articulação de políticas públicas”, afirmou.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, a Administração tem um compromisso com a juventude, de praticar as políticas públicas, além de estar sempre aberta aos programas da Secretaria Nacional da Juventude. “A estação juventude tem o caráter próprio de interlocução com as políticas de juventude e dar o norte onde se encontram essas políticas”, disse.
Outras ações
Durante a inauguração, a secretária de Juventude de Toledo, Jaqueline Machado, ainda informou que neste ano será realizada no município a 3º Conferência Municipal da Juventude, além de ser instituído um Conselho Municipal da Juventude. “Este é um importante passo para a consolidação das políticas públicas de juventude no nosso município”, disse. “O que queremos é dar possibilidade aos nossos jovens de inserção, projeção e qualidade de vida e profissional”, finalizou.