Com as propostas elaboradas e os últimos detalhes acertados, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece em Toledo nesta sexta-feira (29). A atividade acontecerá no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. O tema deste ano é “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”. Para falar sobre o tema, foi convidada a psicóloga Eliana Novaes, que fará uma palestra durante a manhã. Já no período da tarde, acontecerá a votação das propostas elaboradas nas pré-conferências.
Durante o mês de maio aconteceram as pré-conferências nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs) do município. Durante esta etapa, a comunidade pôde elaborar as propostas que serão votadas durante a Conferência, além de eleger os delegados que os representarão. “Foi a comunidade que escolheu quais são as propostas, então o que será escolhido é aquilo que a população acha que é prioridade”, contou a diretora de Gestão do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) Municipal, Solange dos Santos Fidelis.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Toledo (CDMI), Lucrécia Welter, realizar a Conferência no município é de extrema importância. “A conferência da pessoa idosa não é feita há cinco anos, e agora os idosos terão vez e voz para dizer aquilo que acham importante para ser aplicado no município”, disse. Lucrécia ainda comentou que as propostas feitas durante as pré-conferências foram bem diversificadas, abordando temas como saúde, bem estar, transporte público, entre outros. “As propostas aprovadas serão aplicadas em Toledo nos próximos 10 anos”. A atividade é organizada pelo CDMI e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS).
Programação
No período da manhã acontecerá uma palestra com a psicóloga e mestre em Gerontologia Social, Eliane Novaes. “Ela abordará o tema da conferência, falando sobre a questão do envelhecimento em geral, a melhor idade e as políticas públicas para os idosos no município”, informou Solange. Já durante a tarde os delegados irão votar as propostas para a etapa municipal. Posteriormente, as que forem aceitas serão levadas para a Conferência Estadual.