1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

NOTAS DA CÂMARA

Qual é a real situação das estradas rurais?

Uma indicação feita por Renato Reiman despertou uma série de perguntas entre os seus pares. Renato sugere ao prefeito a realização em caráter de urgência de obras de recuperação e conservação de estradas rurais do interior dos Distritos de Vila Nova, Novo Sarandi, São Miguel, Vila Ipiranga e Novo Sobradinho (Região Norte do município). A pergunta que se fez é que a indicação abre precedente de que as estradas não estão tão boas assim.   O presidente da Casa foi a tribuna e deflagrou: “Vamos ser honestos, falar a verdade. No nosso município está complicada a infra-estrutura rural. Isso que o prefeito diz que o melhor secretario se chama Lidio.  Temos problemas hoje em Vista Alegre, Bom Principio, São Luis, Boa Vista, Cerro da Lola, São Salvador,  Dez de Maio e Linha União, inclusive Dois Irmãos. Falta equipamento para nosso município em infra estrutura quase como para a saúde. A gente sabe que precisa mais, mas não consegue resolver o problema. Precisamos melhorar a infra- estrutura rural com urgência. Um município como nosso 6 patrolas e somente 3 funcionando - isso não pode acontecer”.
25/04/2011 - 19:25


3 ou 6 patrolas ?

Você sabe quantas patrolas Toledo tem? Os vereadores também não chegaram a um consenso na discussão encabeçada pelo vereador João Martins (PDT). O pedetista questionou quantas máquinas o município tem. Ele afirma que (pasmem os desavisados) das três patrolas que o município tem em funcionamento e deixa no ar  uma trabalha exclusivamente no distrito de Vila Nova, na base de seu colega Renato Reiman. Ele disse ainda: “ Alguma coisa está errada senhor prefeito”.
Fritzen
O vereador Luiz Fritzen afirmou que os vereadores de oposição estavam distorcendo o debate e tornando a indicação do amigo Renato em um debate político. Ele disse que existem 6 patrolas, 3 novas e 3 antigas ( ou nas palavras da oposição: em cacos).
Bisognin
Quantas têm e se estão velhas, não resolve a questão. O vereador Leoclides Bisognin disse que com o orçamento de 222 milhões do município deve sobrar algum pra comprar maquinário novo.
Requerimentos
Os requerimentos 102, 103, 104 e 105 foram reprovados pela bancada de situação. Os requerimentos solicitavam informações respectivamente sobre: pagamentos de tributos ao poder público, informações sobre a Emdur, sobre os cadastros de bares e lanchonetes, e sobre ações judiciais da Emdur. Segundo fala do líder do governo os requerimentos foram rejeitados porque a bancada de situação entendeu que eram provocações. Já o líder do PT disse que sistematicamente a bancada vem negando o direito de fiscalizar dos vereadores. Confira mais detalhes na matéria sobre os requerimentos e na reportagem em vídeo com as falas dos vereadores.
 
Ambulâncias do Samu
Se é apenas um procedimento burocrático para entrar em funcionamento ou se é uma denúncia sobre o descaso do poder público com a saúde, ainda não se poder afirmar com certeza e com clareza. O fato trazido a sessão da Câmara pelo vereador Paulo dos Santos de que duas ambulância do Samu estariam “escondidas” no pátio de máquinas da Emdur pode ser visto como denúncia, mas também sob o ponto de vista da prefeitura de que as ambulâncias estão “guardadas” até que tudo seja regularizado para entrarem em funcionamento. Segundo o vereador Paulo há informações extra oficiais de que as ambulâncias estão no pátio há três meses.
 
Centro Esportivo Adenir Massola: depredação ou abandono
De qual ponto de vista podemos olhar para a situação em que se encontra o Centro Esportivo do Coopagro: depredado por vândalos ou abandonado pelo poder público? Ficam no ar algumas perguntas: quais são as atividades esportivas ou projetos que são desenvolvidos nos bairros, no Coopagro por exemplo, que utilizem as estruturas do município? Existe alguma política pública para o esporte? Uma resposta é evidente, mas é se refere ao abandono e depredação: o centro esportivo está sendo freqüentado sim, ou melhor, mal freqüentado por usuários de drogas e não esportistas. É fato que reformas já foram feitas no passado e que a população também deve cuidar do patrimônio público, mas um espaço para ser bem aproveitado deve ter a mão do poder público promovendo algo que atraia a comunidade e não ceda espaço para a marginalidade e abandono tomarem conta.  
Saúde na UTI
Na sessão de hoje novamente o vereador Paulo afirmou que a saúde em Toledo está caótica. Ele informou que duas famílias lhe procuraram e relataram que seus filhos não receberam atendimento de pediatras. Paulo declarou: “ na sexta, sábado e domingo a partir da uma hora não tem atendimento de pediatra. O prefeito acabou com os plantões de pediatria, as crianças são atendidas por clínicos gerais ou encaminhados ao Hospital Bom Jesus”, disse Paulo. O vereador falou ainda que há um projeto que será votado dentre em breve na Câmara que vai acabar com os plantões.
743 em lista de espera
Existem 743 pessoas em fila de espera para consultar um oftamologista, segundo informações obtidas pelo vereador Paulo dos Santos junto a secretaria de Saúde. Paulo critica a situação e diz que tem pessoas que já aguardam há mais de um ano pela consulta.
Toque de acolher em discussão na Unioeste
O vereador Ademar Dorfschmidt disse não ter medo do debate, e afirmou que vai ao evento promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Unioeste. Ademar quer esclarecer algumas questões aos jovens sobre o seu projeto do toque de acolher.
 
Dia de formatura e de multa
Nesta segunda na sessão sobrou criticas até mesmo para o secretário de Segurança e Trânsito. O vereador João Martins criticou a atitude do secretário de não orientar os agentes de trânsito a não autuar nas proximidades da realização do ato de formatura dos policiais militares e inauguração do monumento a Tiradentes na última semana. João declarou: “o faturamento naquela manhã foi alto. Uma falta de respeito com a sociedade. Poderiam ter respeitado aquela manhã tão importante para as famílias”.
 
Extraordinárias
Acontecerá nos próximos dias 27 e 28 realização de sessões extraordinárias a partir das 8 horas da manhã. A pauta: discutir o projeto de lei que autoriza o Executivo municipal a proceder a aquisição de equipamentos de telecomunicação e de informática, a efetuar a respectiva cessão ao conselho da Comunidade da Comarca de Toledo para a utilização pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Toledo (NIPOL) e a abrir crédito adicional especial ao orçamento do Município para o exercício de 2011.
Audiência da Saúde
No próximo dia 28 acontece uma audiência de prestação de contas trimestral da Secretaria de Saúde. A audiência acontece a partir das 18h30 na Câmara.

VOTO DE PESAR

De autoria de todos os Vereadores que dispõe sobre manifestação de pesar pelo falecimento de Robinson Nogueira, falecido aos 57 anos, no último dia 18, na cidade de Cascavel, deixando consternados filhos, demais familiares e inúmeros amigos. Robinson, sócio-fundador da ATI, foi um dos profissionais mais destacados tanto na publicidade, quanto no jornalismo e atualmente fazia parte do grupo de profissionais do Jornal O Paraná, de Cascavel. O luto hoje se estampa nos meios de comunicação por onde ele passou, aos colegas com quem trabalhou e ao vasto grupo de amigos cultivados durante a vida. Nogueira sempre teve atuação marcante em Toledo, tendo estado a frente da Assessoria de Imprensa da ACIT e com agência de publicidade. Robinson foi casado com a ex-vereadora Maria Cecilia Ferreira e era filho de Aldair e Dalva Nogueira, ela vice-prefeita de Toledo na primeira gestão de Albino Corazza Neto, entre 1983/1988. Deixa também três filhos. Portanto, os Edis requerem que seja dada ciência desta manifestação à distinta família enlutada, na pessoa de Maria Cecília Ferreira, residente no município de Toledo.

 
Frases
“O vereador Paulo se coloca como o Santo Protetor do Patrimônio Público”, de Fritzen para o colega petista
“O prefeito pede e os vereadores da bancada obedecem. È uma subserviência total. O senhor feudal e os seus vassalos, que empurram para debaixo do tapete o lixo da administração”, de Paulo para a bancada de situação
“O vereador Paulo Gaspar estaria apto a assumir o posto de líder do governo”, de Remonti para Paulo Gaspar sobre seu posicionamento em arquivar os pedidos de informação
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29