“Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”, a frase é da presidente do Conselho dos Direitos do Idoso de Toledo (CDMI), Lucrecia Welter, durante a abertura da IV Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”. Após cinco anos o Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer foi palco para a conferência que teve a presença do Prefeito Beto Lunitti, autoridades e idosos de diversas localidades de Toledo.
O evento contou com, aproximadamente, 300 participantes. No período da manhã aconteceu uma palestra com a psicóloga e mestre em Gerontologia Social, Eliane Novaes, que abordou o tema da conferência, falando sobre a questão do envelhecimento em geral, a melhor idade e as políticas públicas para os idosos no município. Durante a tarde, os delegados votaram pelas propostas da etapa municipal.
O Prefeito Beto Lunitti salienta sobre as políticas públicas que são desenvolvidas para os idosos em Toledo. “Nós já temos uma política definida para os idosos. Nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI’s), nos Centros de Assistência Sociais as diretorias adotaram plena atenção aos idosos com lazer, entretenimento e uma alimentação saudável”. Beto ainda comentou sobre como são os repasses, e a importância da terceira idade em Toledo. “Nosso município possui cerca de 40 grupos habilitados da melhor idade e o repasse é de acordo com a necessidade de cada um. O acolhimento que o município oferece aos idosos é uma forma de gratidão e carinho pelas pessoas que ajudaram a desenvolver o empreendimento e a constituição em Toledo”, afirmou.
O promotor de Defesa dos Direitos dos Idosos, Giovani Ferri, destacou a parceria entre a Prefeitura e a Promotoria na questão de defesa ao idoso. “No ano passado foram 186 casos de violência contra o idoso e neste ano já temos 105 casos. A promotoria recebe diariamente idosos para três principais casos que ocorrem, maus tratos, abandono pela família e aposentadoria. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros equipamentos de Assistência Social no município repassam informações para nós e também há o acolhimento sobre diversos assuntos. Hoje temos projetos de implantação de locais para a melhoria do atendimento ao idoso. As expectativas são de um amparo melhor para a saúde e social”, destacou o promotor.
A secretária de Assistência Social e Proteção a família, Marli Gonçalves Costa, relatou a importância dos idosos na participação de reuniões, fóruns e conferências para um melhor desenvolvimento e planejamento das atividades. “Os idosos entram na política intersetorial, onde não é só pela assistência social, mas tem o apoio das secretarias de esportes, saúde, educação, entre outras. Os Certi’s têm grande influência na melhoria da qualidade de vida dos idosos com diversas atividades. Os Cras e Creas, recebem cotidianamente demandas vindas de vários pontos da cidade podendo encaminhar para os devidos locais”, finalizou.