1144x150 %284%29

GERAL

Atividades da Pastoral da Criança são avaliadas nesta semana

As atividades da assembleia estadual de dirigentes da Pastoral da Criança iniciaram nesta terça-feira (19), no Instituto João Paulo II, em Toledo. O objetivo é avaliar as atividades realizadas neste ano e iniciar a programação para 2011. O evento segue até esta quinta-feira (21).

19/10/2010 - 15:59



Representantes de 22 dioceses do Paraná participam de diversas atividades e reflexões. Após a abertura, foi realizada uma palestra sobre auto-estima e espiritualidade. No dia, também aconteceram as trocas de experiências

A diocese de Toledo atende 12.660 famílias, abrangendo 19 municípios e um total de 32 paróquias. A Pastoral da Criança possui dois mil voluntários atuando no atendimento de 14.560 crianças de zero a seis anos de idade e gestantes.

 

Atendimento

A Pastoral da Criança atua no atendimento às crianças e no acompanhamento das famílias através de visitas domiciliares, celebração da vida e reuniões de reflexão. São realizados encontros de mães quando é feita a pesagem das crianças, palestras preventivas e orientações sobre os cuidados para garantir um crescimento mais sadio. Durante as reuniões de reflexão, o enfoque é ecumênico, contribuindo assim para a formação cristã das famílias.

Os principais trabalhos desenvolvidos pela Pastoral da Criança, de acordo com a coordenadora da Pastoral da Criança do Estado do Paraná, Clarisse Siqueira dos Santos, são as ações básicas na família e na comunidade. Neste ano, o tema destaque trabalhado pelas Pastorais foi o sobrepeso e a obesidade nos jovens.

“Outro desafio, neste ano, foi a falta de liderança, porque a nossa ansiedade é grande em atender as nossas crianças e famílias. É preciso buscar mais parcerias para atingir a nossa meta: Acompanhar mais famílias e crianças, buscando vida em plenitude e desenvolvendo as ações básicas”, afirma.

 

Mortalidade

Em Toledo a cada mil crianças nascidas, 6% vem a óbito. O índice, para a coordenadora Clarisse, é uma grande vitória, pois isto representa a qualidade de vida de uma sociedade.

“Este índice também representa o trabalho da Pastoral da Criança, pois é o resultado das visitas dos representantes e dos voluntários a cada família ou comunidade com informações pertinentes a cada pessoa”, comenta.

No Paraná, o índice aumenta para 15% a cada mil crianças nascidas. A Pastoral da Criança atende no Estado 399 municípios, totalizando 22 dioceses. Em comparação ao ano passado, de acordo com Clarice, a porcentagem diminuiu, pois em 2009, era 20% de óbitos registrados a cada mil crianças nascidas.

 

Programação

Quarta-feira (20)

8h – Café

8h30 – Espiritualidade

9h – Fala da coordenadora Estadual Clarice

9h15 – Eleição Suplente e Adicional

Indicação da lista tríplice para o bispo referencial do Paraná

10h40 – Lanche

11h – Santa missa celebrada pelo Dom Francisco

12h – Almoço

14h – Informes e troca de experiência

16h – Revelação do Amigo Secreto

18h30 – Jantar

20 – Noite cultural

Sem nome %281144 x 250 px%29