Começaram a valer nesta segunda-feira (1) as mudanças no trânsito do Jardim Coopagro. As alterações foram realizadas com base na demanda da população e apresentadas e aprovadas pela comunidade em Audiência Pública no mês de abril. O objetivo é ordenar o trânsito intenso da região e melhorar a mobilidade urbana. No primeiro dia da adequação o prefeito Beto Lunitti visitou o bairro para acompanhar os trabalhos de orientação aos motoristas, realizado pelos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST).
No bairro foram implantadas ruas com mão única, estacionamento em apenas um lado dos logradouros, instalação de redutores de velocidade e a substituição da sinalização em diversas vias. “As ruas não foram projetadas para receber um tráfego tão intenso e a chegada de diversos aparelhos públicos, como a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) acabou por dificultar ainda mais o trânsito”, disse o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), Fabiano Faria.
O estudo e a nova estruturação do trânsito também levaram em conta a opinião de empresários da região, já que diversas indústrias estão instaladas no Parque Industrial Florentino Gubiani. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Bisognin, a mudança foi amplamente divulgada no bairro. “Foram entregues 10 mil panfletos nas casas, pois além de ouvir a comunidade também garantimos que a população assistisse as mudanças. Entendemos que quem mora ali há muito tempo vai sentir um pouco de dificuldade, mas quem vai ali pela primeira vez não vai sentir problema nenhum de orientação, pois está tudo muito bem sinalizado”.
Durante toda a semana os agentes de trânsito permaneceram no local para orientação dos motoristas. Conforme o prefeito Beto Lunitti a preocupação do Governo Municipal é com a garantia da mobilidade urbana e qualidade de vida. “Tínhamos diversas reclamações, porque em ruas estreitas com carros estacionados em ambos os lados não era possível passar caminhão de lixo, ônibus e até mesmo ambulâncias. Vamos analisar agora como se comporta o trânsito para que possamos moldar as mudanças da melhor forma possível”, comentou.
Todos os bairros que tenham interesse em promover mudanças no trânsito podem solicitar um estudo da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Nesses casos a Prefeitura realizará Audiências Públicas para ouvir a comunidade, a exemplo do Jardim Coopagro.