Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Avenida Ministro Cirne Lima receberá Radar com reconhecimento de placas

Secretaria de Segurança e Trânsito adquiri equipamento com tecnologia OCR, que permite identificar a circulação de veículos em situação irregular, como veículos com queixa de furto

01/06/2015 - 17:22


Diminuir os excessos de velocidade e aumentar a segurança da população. Esse é o principal objetivo da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), por meio do Departamento de Trânsito de Toledo com a aquisição de equipamentos de alta tecnologia para realizar o monitoramento de veículos roubados ou irregulares e registrar os excessos de velocidade nas ruas do município. O novo investimento é de R$184.359,62. A empresa vencedora do edital de Tomada de Preços Nº001/2015 fornecerá a instalação e manutenção de equipamento medidor de velocidade com tecnologia OCR, câmeras de monitoramento e flashes para radar.

O Deptrans viabilizou a aquisição de um equipamento de radar completo para a Avenida Ministro Cirne Lima, dotado de OCR, do inglês Optical Character Recognition (Reconhecimento Ótico de Caracteres), que é um leitor automático de placas. “Com isso teremos a possibilidade de ter a informação de todos os veículos que estão transitando naquela via de acesso do município. A proposta é interligar com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado para monitorar veículos furtados, roubados, suspeitos de contrabando de tráfego, que estejam circulando em Toledo”, explicou o diretor do Departamento de Trânsito, Fabiano de Paula Leite Faria.

Segundo o Contrato 006/2015 está incluso a aquisição de mais quatro câmeras e seis flashes para manutenção e ampliação dos radares já existentes na cidade. “Isso possibilitará um aumento na qualidade, resolução e amplitude de área fiscalizada. Além de contribuir com o aumento de segurança da via, coibindo os excessos de velocidade cometidos na cidade”, acrescentou Fabiano. Segundo ele, os abusos acontecem de forma constante nas vias de Toledo. “Já tivemos registros de veículos circulando em velocidade acima de 130 quilômetros por hora dentro da cidade”, informou o diretor.

Fabiano frisou que esses equipamentos não são apenas com o objetivo de fiscalizar e combater o excesso de velocidade, pois pelo fato de ser um equipamento dotado de OCR será possível fazer a verificação da situação do veículo em tempo real, possibilitando uma ação imediata das autoridades competentes. “Nós estamos em uma região de fronteira e temos uma grande circulação de veículos com restrições de delitos. Portanto esses equipamentos serão fundamentais não só para a Guarda Municipal, mas também para auxiliar as Polícias Cívil e Militar no desempenho de suas funções”.

A aquisição desse equipamento atende uma solicitação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), onde fazem parte todas as forças policiais, Ministério Público e demais autoridades de segurança do município que vinham debatendo necessidade combater a criminalidade. Mediante diversos estudos realizados pela Secretaria de Segurança e Trânsito se viabilizou a aquisição do radar com OCR, que a princípio será instalado na Avenida Ministro Cirne Lima. O objetivo do Deptrans é que essa tecnologia esteja presente nos demais pontos de fiscalização eletrônica do município.

O radar e os demais equipamentos deverão ser instalados nos próximos 60 dias. E entrará em funcionamento efetivo assim que concluir o período de testes e ajustes.

Anuncio gene 2