Começam na próxima terça-feira (9) e seguem até o dia 23 de junho as pré-conferências de Assistência Social em Toledo. Ao todo serão cinco encontros distribuídos pelos territórios de abrangência. A XI Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 30 de julho, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, a partir das 8h. O tema será ‘Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez, rumo a 2016’.
Na ocasião serão debatidos os avanços da política pública de assistência social em Toledo, desde a implantação do SUAS no município, em 2006, e apontar os novos desafios. “Temos muitos avanços nesses quase dez anos. Por exemplo, em 2006 tínhamos na rede governamental do município apenas cinco unidades de atendimento entre proteção básica e proteção especial. Em 2014 nós já tínhamos 15 unidades, ou seja, um aumento de 200%”, explicou a diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Solange Fidelis.
Segundo ela, a avaliação de Toledo aponta ainda uma evolução com relação ao cofinanciamento federal. “Ele praticamente triplicou de 2006 para cá. Nós temos esse crescimento gradativo também nos recursos ordinários do município que são destinados à política de assistência social. Ainda temos muitos desafios, mas já conseguimos visualizar esses avanços”.
Solange salientou ainda, que a avaliação é importante para subsidiar o debate nas pré-conferências, como na Conferência Municipal. “Dessa forma podemos visualizar o que impactou no Sistema Único de Assistência Social em relação ao avanço da política pública de assistência social. E com essa análise conseguimos mensurar os desafios que a gente tem e fazer a projeção para o plano decenal. É o SUAS que nós temos hoje e o SUAS que queremos”.
Pré-Conferências
A primeira pré-conferência acontece na terça-feira (9) no Centro da Juventude (CJU) do Jardim Europa a partir das 13h30. No local participaram a comunidade e profissionais que atuam no território de abrangência 2 e 5.
No dia 10 de junho a pré-conferência será realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) a partir das 13h30, envolvendo a população do território de abrangência 1.
No dia 17 de junho é a vez do Certi do Coopagro receber a pré-conferência a partir das 13h30 para a comunidade do território de abrangência 3.
Já no dia seguinte, 18 de junho, a pré-conferência acontece na Unidade Social São Francisco a partir das 13h30 para a comunidade do território de abrangência 4.
Para finalizar, acontece no dia 23 de junho, no salão comunitário do Distrito de Novo Sarandi, a partir das 13h30, a última pré-conferência de Assistência Social, antes da Conferência Municipal.