O ponto de partida do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto foi dado no fim de semana, com jogos simultâneos em Toledo e Quedas do Iguaçu. Além dos adversários em quadra, as equipes tiveram que superar a baixa temperatura e mostraram que a briga pelas quatro vagas à final promete muita emoção.
No município toledense, 18 seleções se encontraram para dar início à primeira fase de grupos da Chave Ouro. Após dois dias de confrontos acirrados, as meninas da FAG/Cascavel garantiram o 1º lugar do grupo ao conquistar duas vitórias e chegar a seis pontos. Com a mesma pontuação, a Prefeitura de Maringá/Unimed/Unifamma ocupa a 2ª posição, seguida de Dois Vizinhos, Matelândia, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão e Barbosa Ferraz.
As seleções masculinas também apresentaram jogos de alto nível técnico e deram uma prévia do quanto será difícil a caminhada para chegar entre os quatro melhores e se credenciar à disputa do título da Divisão Especial. De tão equilibrado que está a competição, a classificação parcial foi definida por critério técnico, onde os maringaenses garantiram a primeira colocação da chave, seguido de Campo Mourão em 2º e Dois Vizinhos em 3º, todos com seis pontos. Na sequência, segue Cascavel em 4º, Foz do Iguaçu em 5º, Cambé/Seme/Handebol em 6°, Prefeitura de Floraí/AFH em 7º, Campo Largo em 8º, os donos da casa em 9º e Santa Izabel do Oeste ocupa a lanterna do grupo, com dois pontos.
A divisão de elite será disputada em seis etapas, cinco classificatórias e a grande final. A segunda fase de grupos acontece entre os dias 04 e 05 de julho, em Cambé.
Prata e Bronze
Com partidas de tirar o fôlego, 26 times mediram força na etapa de abertura da Divisão Intermediária e da Divisão de Acesso, em Quedas do Iguaçu. Divididos em grupos, as equipes se enfrentam pelo sistema de cruzamento em quatro jogos. A segunda etapa classificatória acontece de 04 a 05 de julho, em Santa Helena.
Após dois jogos e duas vitórias, a seleção feminina de Handebol/Alto Paraná assumiu o topo da tabela de classificação do grupo A da Chave Prata. As donas da casa seguem logo atrás, com Rebouças e Prefeitura de São José dos Pinhais. No B, as garotas da Prefeitura de Ourizona/Handebol terminaram a primeira etapa em 1° lugar, seguidas de Rondon/Handebol, Ponta Grossa/Águia Sistemas e Prefeitura de Arapongas/Ahandara/Ceem.
Já no masculino, Prefeitura de Barbosa Ferraz/Katuxa está à frente da chave A, seguida dos meninos de Rebouças/Assorhand, Saudade do Iguaçu/Handebol, Prefeitura de Ourizona/Handebol e Ibiporã/Handebol. Enquanto que na B os ponta-grossenses assumiram a ponta ao vencerem seus dois confrontos. Com o mesmo saldo de vitórias segue São Miguel do Iguaçu na 2ª posição. Já o selecionado de Jussara/Handebol ocupa o 3º lugar, ao tempo que Faxinal/Handebol e Telêmaco Borba/Handebol assumem a 4ª e 5ª colocação, respectivamente.
Com uma vitória e um empate em duas partidas, os meninos da Prefeitura de Arapongas/Ahandara/Ceem garantiram a liderança do grupo A na Chave Bronze, seguidos de Rondon/Handebol, Fazenda Rio Grande Handebol e Sarandi/Sejuv/LB9, 2º, 3º e 4° colocados, respectivamente. Ao passo que Santa Helena lidera o grupo B, com dois pontos. Na cola dos santa-helenenses estão Quedas do Iguaçu/Handebol, Prefeitura de São José dos Pinhais e Handebol/Alto Paraná.
A competição é promovida pela Liga de Handebol do Paraná, e conta com o apoio da Prefeitura de Toledo e de Quedas do Iguaçu, por intermédio das Secretarias de Esporte e Lazer, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR, e tem o patrocínio das empresas Kagiva e Caio Eventos.
Da Assessoria