O prefeito Beto Lunitti recebeu, nesta quarta-feira (03), o texto final do Plano Municipal de Educação (PME) 2015/2024. O material foi entregue em um encontro, na sala de reuniões da Prefeitura, com os representantes da Comissão Técnica que organizou as discussões que envolveram a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Núcleo Regional de Educação (NRE), instituições de ensino superior, Conselho Municipal de Educação (CME), Ministério Público e demais entidades e associações ligadas ao Fórum Municipal de Educação (FME).
A produção do novo Plano começou em março de 2014, atendendo ao estabelecido pela Lei Federal 13.005/2014, que determinou a todos os municípios a aprovação de um plano até o dia 25 de junho de 2015. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas instituições que compõe o FME. “Na ocasião, dividimos as pessoas em grupos de discussão que iniciaram um processo de avaliação do Plano anterior para começarmos a construção do novo PME que agora foi entregue ao Governo Municipal e fará a apreciação”, comentou a presidente CME e integrante do Fórum, Veralice Moreira.
O encontro foi acompanhado também pela secretária da SMED, Tania de Grandi, que afirmou a necessidade da revisão do Plano. “Foram realizadas reuniões e consultas às escolas e demais estabelecimentos de ensino para a construção do diagnóstico da educação no município”. Tania ainda acrescentou que, por meio de consultas escritas e de contato online, cada instituição do ensino infantil ao superior respondeu ao Fórum, apontando problemas, desafios e questões como acesso, permanência e avaliação educacional.
Ainda na quarta-feira, a Prefeitura iniciou a apreciação do PME e, segundo o prefeito Beto Lunitti, o texto final vai ser encaminhado a Câmara de Vereadores já na sexta-feira (05). “Gostaria de parabenizar a condução dos trabalhos realizada pelo Fórum Municipal de Educação (FME), que construiu este trabalho de forma democrática”, falou o prefeito. O PME é composto por 15 diretrizes, 42 metas e 242 estratégias com o intuito de melhorar a educação, valorizar os profissionais que atuam na área, ações para o tempo integral e educação infantil, entre outros apontamentos.