O toledano Daniel Bordignon Barbieri foi um dos 16 convocados para a Seleção Brasileira Universitária Masculina de Basquetebol. O time irá começar os treinamentos preparatórios para a 28ª Universíade de Gwangju, na Coreia do Sul, que acontecerá entre os dias quatro e 13 de julho. A apresentação da nova equipe está marcada para esta segunda-feira (08), às 18h, no Rio Claro Plaza Hotel, em Rio Claro (SP).
O toledano, de 19 anos, começou nas categorias de base de Toledo, e fez parte da Associação dos Amigos do Basquetebol de Toledo (Abatol). Atualmente, ele mora na Espanha, jogando pelo time Basket Navarra Club. “É um orgulho para Toledo ver um atleta que começou aqui se destacar dessa forma. Isso mostra o quanto é importante investirmos nas categorias de base, que é o que temos feito”, destacou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, que também foi técnica do jogador quando ele treinava na Abatol.
Para o técnico da Seleção, Gustavo De Conti, esta é uma importante competição. "É uma seleção muito importante, pois se trata da próxima geração para a seleção principal. A Universíade é uma competição muito grande e forte. Estivemos na última Universíade, em Kazan (2013) e vimos o quão alto é o nível do basquete, com alguns jogadores que hoje estão na NBA ou nos melhores times da Europa. Vamos nos preparar para poder representar bem o basquete brasileiro", explicou Gustavo.
A seleção masculina está no Grupo "D" e faz sua estréia no dia 4 de julho contra o Chile. Na sequência os brasileiros enfrentam Estados Unidos (dia 05), Suíça (06), Turquia (08) e Sérvia (09). Na chave "A" estão Coréia do Sul, Estônia, Alemanha, China e Angola. Na "B" ficaram Rússia, Canadá, México, Mongólia, Suécia e Montenegro. E o grupo "C" é formado por Austrália, Lituânia, Finlândia, Japão, França e Taipei.
A competição masculina conta com a participação de 24 equipes divididas em quatro grupos de seis. Apenas os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final.
Na última edição da Universíade de Kazan (Rússia/2013), a Seleção Brasileira de Novos finalizou sua participação na oitava posição. Em Gwangju, na Coréia do Sul, 21 modalidades esportivas serão disputadas. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) manterá sua participação histórica no evento, levando mais uma vez uma delegação com os melhores atletas universitários do país.
Tabela 1ª Fase Universíade de Gwangju
Seleções Participantes
Grupo "A": Coréia do Sul, Estônia, Alemanha, China e Angola
Grupo "B": Rússia, Canadá, México, Mongólia, Suécia e Montenegro
Grupo "C": Austrália, Lituânia, Finlândia, Japão, França e Taipei
Grupo "D": Brasil, Chile, Estados Unidos, Suíça, Turquia e Sérvia
Horário dos jogos (Horário de Brasília)
- Sábado (4 de Julho)
05h30 – Brasil x Chile
- Domingo (5 de Julho)
08h30 – Brasil x Estados Unidos
- Segunda-feira (6 de Julho)
00h00 – Suíça x Brasil
- Quarta-feira (8 de Julho)
05h30 – Brasil x Turquia
- Quinta-feira (9 de Julho)
06h – Sérvia x Brasil
Com informações da Confederação Brasileira de Basketball