A gauchada de Toledo já pode ir preparando a guaiaca e a bombacha para a 7° Semana Farroupilha, que neste ano acontecerá um pouco mais cedo, de 04 a 13 de setembro. O tradicional evento que antes acontecia entre 12 e 19 de setembro, foi antecipado conforme decisão tomada por integrantes da Secretaria de Cultura de Toledo, instituições parceiras e o prefeito Beto Lunitti.
Para que as atrações possam ser programadas de maneira organizada, já foram realizadas duas reuniões. A primeira ocorreu no dia 29 de maio e a segunda, na última terça-feira (02), na Casa da Cultura de Toledo. Na programação da Semana Farroupilha, que neste ano chega à sétima edição, o público já pode esperar atrações como acendimento da chama crioula, missa crioula, tertúlias, mostras de danças, shows, degustação de comidas típicas, jantar dançante, mateada, grenal de bombacha e churrasco comunitário.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, vê na realização importante momento para a valorização do tradicionalismo. “A Semana Farroupilha é uma oportunidade que temos de valorizar a cultura gaúcha presente em nosso município. O tradicionalismo se destaca através de pessoas que vieram de diversas regiões do Rio Grande do Sul, ou descendentes e a Semana Farroupilha tem um significado histórico especial para os gaúchos,” comenta.
O prefeito também destacou que procura sempre dar espaço às diversas culturas existentes no município, para que haja interação dos povos vindos de outras regiões. “Devemos manter viva a história do povo gaúcho, as tradições, bem como de todas as culturas aqui encontradas. Assim, fazemos com que os moradores que vieram de outros lugares, sintam em Toledo um pedacinho da sua terra”, ressaltou Beto Lunitti.
Para a Secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, é fundamental dar apoio aos grupos tradicionalistas, assim como todos os meios culturais. “Temos dado grande atenção às várias formas de cultura que encontramos no município. Realizamos festivais, exposições, eventos que valorizam diversos movimentos culturais e a realização a Semana Farropilha já está consolidada como um grande encontro e celebração do tradicionalismo”, afirmou.
Rosselane destacou que a Secretaria de Cultura estará investindo na organização do evento para que novamente se repita o sucesso das edições anteriores. “O município está investindo 32 mil reais na organização deste evento, que é considerada a maior Semana Farroupilha do Paraná. Nosso desafio é tentar melhorar sempre e tornar o evento cada vez mais atrativo ao público, para isso contamos com a colaboração de apoiadores que são fundamentais neste processo como os Centros de Tradição Gaúchas – os CTGs e demais parceiros e patrocinadores como o Sicoob que já reafirmou a parceria junto ao município.”
A Semana Farroupilha será realizada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, local onde será montada a estrutura do galpão crioulo, com mostra de pequenos animais, e também onde acontecerá a maior parte das atividades. A abertura oficial está programada para o dia 6 de setembro no Teatro Municipal de Toledo.