Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Assinatura para início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte acontece neste sábado

O projeto busca a descentralização do esporte no município e terá investimento federal

10/06/2015 - 17:31


No próximo sábado (13), a Prefeitura de Toledo, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), irá assinar o contrato de construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). A conquista foi viabilizada pelas Secretarias de Esporte e Lazer, e Planejamento Estratégico, e contará com investimento de R$ 3,7 milhões por meio do Governo Federal e mais aproximadamente R$ 600 mil de contrapartida por parte da Prefeitura de Toledo. A ação acontecerá no Ginásio de Esportes Nelson Shordon, no Jardim São Francisco, local das futuras instalações do projeto.

A obra do Governo Federal contará com ginásio de esporte para prática poliesportiva e uma quadra externa. Já os investimentos do município preveem a construção de uma pista de caminhada, uma pista de skate ao lado do campo de futebol já existente, um parquinho infantil, reforma da estrutura de banheiros já existente e a troca da grama do campo. Os CIE’s representam o início do maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos do Rio 2016.

De acordo com a secretária do Esporte e Lazer, Marli Gonçalves Costa, as estruturas compreendem centros de multiuso que visam à formação de atletas e a descentralização do esporte. “O espaço de 3.500m² foi escolhido para ser construído no Jardim São Francisco, já que o bairro não possuía locais destinadas para prática do lazer e do esporte”, destacou Marli.

O projeto foi desenvolvido em 2013 pela secretária da SMEL e pelo diretor de Base e Estrutura da SMEL, Franz Menegasso. Marli participou de dois encontros para a implantação do projeto no município. Uma em Brasília, no ano de 2013, e outra em São Paulo, em 2014, quando foi definido o modelo para as modalidades específicas olímpicas e paraolímpicas.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, o município está honrado com o projeto. “O programa servirá para a região e todo o município. Esta é uma política de integração com o governo federal para que a população de Toledo usufrua da educação esportiva e preparo para a vida esportiva e cidadã”, declarou Beto.

Para o assessor jurídico, Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, que participou do processo de aprovação do projeto, o CEI é de grande busca para formação de atletas e agrega a estrutura já existente em Toledo. “O município possui condições para a implementação do projeto e de todos os que queiram participar, e talvez, até desenvolver novas estratégias, principalmente no bairro São Francisco, que não tem nenhuma estrutura esportiva”, disse Jomah. “Marli viu a oportunidade de aderir ao projeto com o governo federal e na sequencia entrou em contato com o ministro de esporte na época, Aldo Rabello, e conseguiu o deferimento, além da articulação partidária que se construiu” concluiu.

As obras serão realizadas pela empresa licitada Paraná Construções.  “Utilizaremos estes recursos para produzir ações produtivas no município e prover um olhar para a construção de um município melhor”, completou.

Anuncio gene 2