Para oferecer às crianças do município espaços de qualidade e segurança, a Administração Municipal tem tido a educação como prioridade. Dessa forma, o prefeito Beto Lunitti assinou três contratos para reformas e melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil Crescer e Aprender e Rita Luciane Francescon, e da Escola Municipal Anita Garibaldi. Nesta quinta-feira (11) o prefeito foi até as instituições conversar com os diretores sobre as melhorias que serão realizadas nos próximos dias.
O valor investido nas melhorias dos espaços soma mais de R$ 65 mil e foram viabilizados por meio do Orçamento Participativo. Segundo o Assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário, os investimentos foram discutidos nas assembleias do orçamento participativo em 2014 e deliberados como prioridades e agora estão sendo concretizados. “A região do grande Europa nunca recebeu tantos recursos do Orçamento Participativo, como agora. Nesse ano de 2015 estão sendo investidos 435 mil reais e para 2016 mais 463 mil reais para 2016 que serão investidos nesta região”, afirmou Apolinário.
O CMEI Crescer e Aprender, no Jardim Europa, contará com melhorias e correção na instalação elétrica. “Com a melhoria na instalação elétrica nós poderemos instalar os ar condicionados aqui. Então irá melhorar a ventilação e a climatização das salas”, afirmou a diretora do CMEI, Leoni Parize. Segundo ela os alunos conseguirão aproveitar muito mais o dia na escola, já que em dias quentes as salas de aula estarão climatizadas.
Outro CMEI que também receberá melhorias é o Rita Luciane Francescon, do Santa Clara IV. O espaço contará com uma reforma global, com reparos no piso, teto e paredes, na cobertura, além de pintura. Esse investimento era uma demanda antiga da comunidade escolar. “Essa é uma reivindicação que estamos esperando faz tempo, e agora a gente conseguiu. Além disso, os alunos poderão aproveitar mais o ambiente que ficará muito mais adequado para a faixa etária que atendemos”, contou a diretora Maria Aparecida Tomazelli.
A Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, também será atendida com uma demanda antiga da comunidade escolar. O espaço receberá uma passarela que ligará a escola ao picadeiro do Circo da Alegria. “Nós tínhamos um problema bem grande. Há muito tempo foi feita a solicitação dessa cobertura, da junção do circo com a escola. Nos dias de chuva, isso acabava atrapalhando porque as crianças ficavam isoladas lá no circo, ou na escola”, afirmou o diretor Julio César Braun. Para ele, essa passarela vai resolver um problema antigo que a escola enfrenta, além de dar livre acesso das crianças do circo para a escola, ou vice-versa.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, informou que foi feita a entrega dos contratos aos CMEIs e escolas para que a comunidade possa acompanhar a execução da obra. “Além da manutenção desses espaços públicos da educação, nossa intenção é melhorá-los, dar uma atenção maior para as nossas comunidades escolares utilizarem e usufruírem desses espaços”, disse. Tania ainda comentou que a educação vai se qualificando através dos espaços pedagógicos, e se no contexto do trabalho pedagógico houver investimentos e melhorias, melhor para o processo educacional.
O prefeito Beto Lunitti afirmou que investir na educação é prioridade na gestão. “Para termos um município cada vez melhor, precisamos investir nas nossas escolas e crianças, e é isso que temos feito. Em tudo que as escolas e CMEIs precisam, nós temos investido em melhorias e ajudado no que está ao nosso alcance”.
Além do prefeito Beto Lunitti e da secretária da SMED, Tania de Grandi, também participaram da entrega dos contratos nas escolas o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário, e o vereador Marcos Zanetti.