Durante a sessão plenária da quarta-feira (10) a Assembleia Legislativa assinou um termo de cooperação com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para a transmissão, através da TV Sinal, de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O acordo, que também envolve o projeto Eureka, ofertará o curso a partir da próxima segunda-feira (15). Todas as aulas serão ministradas por professores com reconhecida experiência no Ensino Médio. A parceria não importará em custos para o Legislativo ou para o Instituto Federal.
O coordenador do projeto Eureka, professor Marlus Geronasso, disse que o termo de cooperação entre a TV Sinal e o IFPR vai atingir um número maior de alunos que se preparam para as provas do Enem. “A equipe Eureka trabalha a 11 anos em prol dos estudantes que vão fazer vestibular e o Enem. Essa parceria com a TV Sinal aumenta nossa prospecção. Ou seja, nós poderemos chegar a mais lares e a mais alunos, e instrumentalizá-los para que eles possam se preparar para o Enem e aumentar suas médias no exame”, explicou.
Para o diretor de Ensino e Desenvolvimento de Recursos Educacionais da Educação à Distância do IFPR, Eduardo Fofonca, o convênio vai auxiliar principalmente os estudantes de classes sociais mais baixas. “Um dos focos dos trabalhos do IFPR é a inclusão dos nossos alunos. É uma iniciativa que vem, com certeza, trazer um enfoque claro à educação à distância, pois será transmitida via satélite para o Paraná e todo o Brasil. Isso possibilita que muitos alunos possam ter a oportunidade de entrar no ensino superior”, argumentou.
Na TV
Com a parceria as aulas passarão a ser transmitidas pela TV Sinal, canal de televisão da Assembleia Legislativa, e também pelo YouTube. A transmissão pela TV Sinal acontecerá de quinta-feira a domingo, no canal 16 da Net, sempre a partir das 19h. Para confirmar o canal na sua região acesse o link "Sintonize a TV Sinal" no site da Assembleia (www.alep.pr.gov.br). Os alunos matriculados poderão também acompanhar as aulas ao vivo, via satélite, nas tele salas do IFPR.
O curso ofertado pelo IFPR-Eureka utiliza como metodologia a resolução das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para o ENEM, a partir dos exames nacionais aplicados de 2010 até 2014. Inclui também as questões elaboradas para o sistema prisional. As aulas abrangem os conteúdos relacionados a ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação.
O ENEM 2015, o teste de conhecimentos do Ministério da Educação (MEC), que pode garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino superior, será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.