O Comando de Greve Estadual das Universidades emitiu uma nota na quinta-feira (11) falando sobre os próximos passos da categoria na greve, além da posição a respeito da APP-Sindicato. A nota diz que a “UEM, UEPG, UNIOESTE, UNICENTRO e UNESPAR continuam em greve pelo pagamento integral de 8,17% e vamos resistir enquanto a luta não estiver terminada”. Além disso, o comando local de Toledo está organizando uma caravana para ir até Curitiba no domingo (14) para na segunda-feira (15) acompanhar a votação na Assembleia Legislativa.
Segundo a nota, o Comando de Greve respeita a posição da APP-Sindicato, porém não desistirá do pagamento integral e em parcela única dos 8,17%, retroativos a maio/2015. Na quarta-feira (10) houve uma reunião na Assembleia Legislativa do Paraná com os deputados, onde o comando de greve informou que os professores e funcionários das Universidades não aceitarão a proposta que foi feita de reposição parcelada.
O Comando de Greve informou que “deste diálogo resultaram vários pronunciamentos de deputados em plenário reconhecendo a greve nas universidades e a proposta de 8,17% em parcela única”. A nota ainda informa que foi cogitada entre os deputados a retirada do projeto para rediscussão. Porém, não havendo consenso, a proposta foi votada, “com 16 votos contrários, fato importante uma vez que pela manhã constatamos apenas 5 votos contra o projeto”.
Além disso, para dar mais força ao movimento, professores e funcionários do comando local de Toledo estão organizando uma caravana para ir até Curitiba, participar da votação do projeto que acontecerá na Alep. Sem contar que no sábado (13), das 10h às 12h, haverá panfletagem no centro de Toledo para esclarecer aos munícipes porque os servidores das universidades continuam em greve. E na segunda-feira (15) aqueles que não forem até Curitiba, poderão assistir, no mini-auditório da Unioeste, a votação da Alep.