No último sábado (13) aconteceu em Toledo a 7° edição da coleta itinerante de resíduos volumosos. Nesta vez, a ação foi realizada no posto de saúde do Jardim Panorama, onde os moradores puderam descartar geladeiras velhas, móveis velhos entre outros. Foram recolhidos 50 toneladas materiais. A ação é um trabalho intersetorial, que envolve diversas secretarias municipais e o objetivo é oportunizar o descarte de materiais que acumulam água e podem ser criadouros do mosquito da dengue.
“A Prefeitura, dentro do que lhe é permitido pela legislação, contribui para que o município esteja livre destes resíduos”, comentou o coordenador do Aterro Sanitário, engenheiro Flávio Scherer. De acordo com ele, o recolhimento não contempla a coleta de entulhos de construção civil. “Este material tem uma classificação especial, portanto não deve ser encaminhado para o recolhimento neste dia”. Também não são levados resíduos industriais, como peças de veículos automotores (pára-choques, peças de lataria e de motor, entre outros).
O Ouvir Geral da Prefeitura de Toledo, Antonio Sergio de Freitas, relata que o trabalho tem de grande importância na área da saúde pública do município. “Essa ação tem priorizado a questão de combate a dengue. Estamos recolhendo estes resíduos, que os técnicos chamam de volumosos, independente da situação climática. Faça chuva ou faça sol os servidores estarão dispostos para a comunidade”, afirmou.
Coleta itinerante
Além de prevenir doenças, o trabalho evita o descarte ilegal de resíduos. O secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário, pediu que a população aguarde o sábado para destinar estes materiais. “Aguarde a ação no seu bairro ou leve durante a ação em outra localidade, mas não jogue os entulhos em qualquer lugar, poluindo o meio ambiente, nossas sangas e deixando nossa cidade suja. Também queremos evitar que a pessoa, caso seja identificada, sofra as punições previstas em lei”.
Sobre o calendário das atividades, a secretária de Comunicação Social, Rosselane Giordani, explicou que as datas e locais são amplamente divulgados. “Veiculamos informações nas rádios e fazemos som de rua no bairro em questão durante a semana que antecede. Além disso, quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Secretaria, por meio da página Toledo Paraná (www.facebook.com/OficialToledo)”. Os cidadãos também poderão fazer críticas e elogios, assim como sugestões por meio da Ouvidoria Geral no 153.