Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Professor da UTFPR Toledo está desenvolvendo pesquisa para contribuir com o diagnóstico do câncer de mama

A pesquisa faz parte da tese de doutorado do docente

16/06/2015 - 16:46


O professor do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI), Fabio Alexandre Spanhol, está pesquisando sistemas computacionais para auxiliar médicos patologistas no diagnóstico do câncer de mama por meio da análise automatizada de imagens digitalizadas a partir de biópsias mamárias. 

A pesquisa faz parte da tese de doutorado do docente, a qual está sendo realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação do professor Dr. Luiz Eduardo Soares de Oliveira, com supervisão do Médico Patologista do curso de Medicina da UNIOESTE de Cascavel, Fábio Negretti.

O referente estudo pertence a um programa maior de cooperação internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), envolvendo a França e países da América do Sul, incluindo o Brasil. O programa é chamado de STIC-AmSud.

O professor orientador, Dr. Luiz Eduardo Soares, está desenvolvendo um projeto aprovado pelo programa SticAmSud que obtém cooperação da Universidade de Rouen, na França e também do Chile. O título de seu trabalho é: "Dynamic Selection of Classifiers with Applications in Real Environments".

Os primeiros resultados dos estudos do professor Fabio foram publicados em forma de um e-pôster intitulado "Software para Auxiliar no Diagnóstico de Neoplasias de Mama: Resultados Preliminares" que foi apresentado no XVIII Congresso Brasileiro de Mastologia (CBM)", pelo estudante do 4º ano de Medicina da UNIOESTE, Carlos Eduardo Pokes. Ainda, o acadêmico contribuiu, juntamente com outra aluna de medicina, Marília Carla Cavéquia, com a digitalização do banco de imagens.

A pesquisa analisa imagens de lâminas histopatológicas para determinar se uma lesão de mama é um tumor benigno ou maligno. Além disso, resultou da pesquisa um banco de imagens público contendo mais de nove mil figuras de  lâminas histopatológicas que é destinado à comunidade científica e pode ser usado em pesquisas relativas à classificação automatizada do câncer de mama.

Conforme o professor Fabio, “o resumo e o e-pôster, publicados no CBM, referem-se apenas a uma parte da minha pesquisa de doutorado. Existem outros enfoques, já submetidos em formato de artigo ao “Journal IEEE Transactions on Biomedical Engineering", mas ainda está em processo de revisão pelos editores para posterior publicação".

 

Da Assessoria

Anuncio gene 2