Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Tem início no CREAS curso de xilogravura para adolescentes

O curso é oferecido pela Secretaria de Cultura e atende adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas no CREAS

18/06/2015 - 17:38


Começou nessa quinta (18), no Centro de Referencia Especializado de Assistência Social I (CREAS I), o curso de Xilogravura. A xilogravura  é uma “gravura obtida pelo processo da xilografia”. Xilografia quer dizer “arte de gravar em madeira. Técnica de impressão em que o desenho é entalhado em uma chapa de madeira”. Mesmo com o frio e tempo chuvoso, 15 adolescentes compareceram nas atividades da primeira aula. Serão 32 horas de curso e as aulas acontecem sempre nas quintas-feiras.

O curso é ofertado por meio do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura. O público alvo são adolescentes de 12 a 18 anos de idade. A ação faz parte das ações propostas no Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, aprovado pela Resolução nº 52 de 26 de novembro de 2014 no Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que prevê diversas políticas inerentes a socioeducação envolvendo as secretarias como Assistência Social,  Juventude, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer.

A coordenadora do CREAS I, Martha Regina Rohr, avaliou positivamente o início das atividades. “Nós esperávamos um número bem menor de adolescentes já que é uma demanda espontânea e ficamos surpresos com o resultado obtido já no primeiro dia de oficina. Serão seis cursos ofertados no decorrer da ação. Cada curso terá a carga horária de 32 horas, sendo que iniciamos com duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde”, disse Martha.

A professora Geisa Silva, formada em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFSC) e responsável pelas aulas explicou que o objetivo “é dar visibilidade das técnicas ao adolescente e levantar a identidade deles na comunidade. Durante as aulas vamos trabalhar com o tema comunidade e depois faremos uma exposição com todos os trabalhos”, explicou a professora.

Ela mencionou ainda que os alunos foram bem receptivos. “Como eles não conhecem essa técnica, até porque é nova aqui na região, participaram bastante. Inclusive o fato de não existir esse serviço na região também pode ser uma forma de gerar renda no futuro para eles, além de dar abertura para outras áreas”, salientou Geisa.

Lucas Henrique Barbosa de 16 anos foi um dos alunos que acordou cedo para ir ao curso. “A minha mãe me motivou a ir cedo e eu acabei gostando, foi legal, muito massa mesmo. As goivas para entalhar madeira foi o que mais me chamou atenção hoje”, contou o adolescente, que disse ter pretensão de voltar nos próximos módulos.

Cronograma

O curso terá como cronograma:  a) Princípios da gravura em relevo. História da gravura em relevo; b) Fundamentos técnicos das principais ferramentas de gravação; c) Gravação e impressão. Experimentação de técnicas de impressão (manual e com prensa); d) Apresentação expositiva; e) Experiências vivenciais e práticas;  f) Exposição final das xilos realizadas nas oficinas.

Anuncio gene 2