Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Ações de combate à dengue continuam em Toledo

Atualmente, o município aponta 648 casos confirmados, destes 595 são autóctones e 53 importados

18/06/2015 - 17:40


O departamento de Controle e Combate as Endemias de Toledo está realiza campanhas de conscientização em todo o município. Nesta sexta-feira (19), os agentes de combate às endemias estarão no Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti, no Jardim Bressan, para realizar ações lúdicas de orientações sobre os cuidados, além de passar aos alunos vídeos educativos. A intenção é desenvolver atividades de conscientização com adolescentes, para que levem as informações para casa.

A Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Toledo tem desenvolvido diversas campanhas de conscientização. A partir delas os números de casos de dengue notificados diminuíram. Atualmente, o município aponta um total de 1.061 casos notificados, destes, 648 foram confirmados. Os bairros que estão com maior incidência são Jardim Europa, Concórdia, Operária e Vila Industrial.

Dos casos confirmados 595 são autóctones e 53 importados. Alguns bairros do município ainda possuem grande incidência de casos, como o Jardim Europa, com 168, Concórdia, com 67, Operária, com 59, e Vila Industrial, com 45 casos confirmados. Segundo o supervisor técnico de Combate às Endemias, Taylon Pereira, os casos no município foram diminuindo conforme o passar das semanas. “Mas nem por isso a população deve parar com os cuidados”, avisou.

Além de visitas técnicas, os agentes de Controle às Endemias fazem ainda ações educativas e de prevenção, treinamentos e visitas. “Apesar das temperaturas terem diminuído, ainda são notificados casos de dengue no município. Por isso continuamos com os trabalhos de orientação. É importante que a população continue atenta e tome os cuidados necessários”, disse Pereira. O superviso técnico ainda acrescentou que mesmo nas baixas temperaturas o mosquito continua se desenvolvendo, porém de forma mais lenta. “Diante disso é importante que todos os cidadãos eliminem todos os depósitos que acumulem água após o período de chuvas, pois somente eliminando os criadouros teremos condições de eliminar a transmissão da doença em nosso município”, salientou.

Segundo Pereira, os cuidados que devem ser tomados todos os dias são os principais pontos destacados nas ações realizadas pela Coordenadoria. “Nós realizamos esses trabalhos em escolas e comunidades para que a população saiba que os cuidados não devem parar. É importante que todos fiquem sempre atentos”, afirmou.

Dos casos confirmados no município, 586 foram pelo critério laboratorial, ou seja, os pacientes realizaram o exame laboratorial que apontou resultado positivo. Os outros 62 casos foram encerrados pelo critério clinico epidemiológico, quando os pacientes que moram em bairros que apresentaram grande quantidade de casos associados aos sintomas clássicos da doença, como febre, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor muscular e perda do apetite.

Anuncio gene 2