Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

AMP e Governo do Estado devem concluir acordo sobre transporte escolar na terça-feira, dia 23

A diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Governo do Estado devem concluir na terça-feira da próxima semana (dia 23) o acordo que estão negociando para garantir o custeio do transporte escolar dos alunos das escolas públicas do Paraná durante os 49 dias de greve dos professores da rede estadual de ensino, que se encerrou há nove dias.

18/06/2015 - 21:59


A primeira rodada de negociações envolveu a diretoria da AMP e a secretária da Educação, Ana Seres, pela manhã. Logo após, o grupo pediu audiência com os secretários estaduais Eduardo Sciarra (Casa Civil), Deonilson Roldo (Chefia de Gabinete do governador Beto Richa) e ainda o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano para avançar na construção de uma proposta comum.

Neste primeiro encontro, ficou combinado que o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa definirão uma forma de garantir o repasse dos recursos necessários ao transporte escolar durante a greve.

11ª parcela

Uma das propostas em debate foi que os municípios recebam, já em 2015, uma parcela a mais (a 11ª) para a prestação do serviço e duas parcela em 2016. Neste ano, as prefeituras devem receber 10 parcelas de R$ 9,5 milhões para custear o transporte escolar, já que o valor total que a Seed estima repassar para este encargo é de R$ 95 milhões.

“Nós somos do diálogo. Temos a certeza absoluta de que o governador será sensíveis a esta causa, que é de interesse público”, comentou o presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto.

Ele participou da reunião ao lado do 1º vice-presidente da AMP, representante da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Ricardo Ortina; do 1º vice-presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva; do representando a AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e prefeito de Ipiranga, Roger Selski; e do advogado Jurandir Parzianello Junior.

Todos os governantes municipais que participaram do encontro lembraram que as prefeituras teriam dificuldades jurídicas e também financeiras de assumir este custo extra. “Isto só será possível com a garantia de repasses de verbas adicionais por parte do governo estadual”, disse Ricardo Ortina, vice-presidente da AMP.

Compromisso

A Secretaria Estadual da Educação vai definir o calendário de reposição das aulas. A grande maioria dos prefeitos não aceitam a proposta de que as aulas sejam repostas aos sábados e nem prolongadas por 1h, diariamente, porque entendem que isto seria prejudicial aos alunos.

Todos os secretários que participaram da reunião assumiram o compromisso de ajudar a resolver o problema o mais rapidamente possível, o que deve  acontecer até terça-feira da próxima semana. “Vamos consultar o governador Beto Richa sobre esta reivindicação das prefeituras. Precisamos achar uma solução urgente para esta questão”, disse Sciarra.

 

Assessoria de Comunicação da AMP

Anuncio gene 2