A exemplo das outras edições, o Ecoponto itinerante que recolhe lixos volumosos teve grande participação da comunidade no último fim de semana. Cerca de 25 toneladas de lixo foram coletados na Associação de Moradores da Vila Industrial, entre eles eletrodomésticos, móveis, madeira e metais.
A participação da população foi expressiva. O grupo ECOmigo, que promove a cidadania ambiental esteve presente e participou da coleta. Segundo o secretário de meio ambiente Leoclides Bisognin, a limpeza gera um ciclo positivo para a cidade. “Quando alguém se desfaz de um fogão, geladeira, sofá, ou televisão, logo ele vai comprar outro novo. E dessa forma aquece o comércio”.
Os lixos coletados recebem o devido destino. Eletrodomésticos e eletroeletrônicos vão para reciclagem, metais são entregues a uma empresa licenciada. A madeira podre é enterrada, e a que ainda pode ser utilizada vai para reciclagem. Todos os lixos que não podem ser coletados vão para o aterro sanitário. Junto com a coleta, foram realizadas podas de árvores no bairro.
A programação para o próximo fim de semana será adiada devido à Conferência Municipal de Saúde, retornando às atividades da coleta itinerante no dia 4 de Julho.