A partir de agora os praticantes de tiro com arco e flecha terão seu espaço de treinamento garantido em Toledo. Na quinta-feira (18), o prefeito Beto Lunitti assinou o Decreto nº 630 concedendo permissão de uso de espaço público do Centro Esportivo XIV de Dezembro à Sociedade Esportiva de Tiro com Arco (Setta). Os integrantes da associação acompanharam a solenidade na Sala de Reuniões da Prefeitura. A ação faz parte das políticas públicas de incentivo e fomento à práticas esportivas no município.
Antes da assinatura do Decreto, o prefeito Beto Lunitti recepcionou vários arqueiros que apresentaram alguns dos equipamentos que utilizam nos treinos e competições. “Nossa intenção é que o esporte crie cada vez mais musculatura”, disse Beto sobre o arco e flecha. “Procuramos proporcionar políticas públicas para o incentivo das mais diversas modalidades esportivas. Queremos estabelecer que elas se fortaleçam e, mesmo com a mudança de gestão, continuem a existir”, frisou Lunitti.
Ele ainda acrescentou que esse processo estabelece os critérios legais, concedendo a permissão de uso do espaço “para fortalecer essa prática e dar garantias do Poder Público para democratizar o acesso ao esporte e possibilitar que todos possam aproveitar da melhor forma. Acredito que todo processo de diversidade social deve ser respeitado em nossa cidade. Estamos investindo em várias modalidades, pois as pessoas não são obrigadas a gostar apenas desta ou daquela”, salientou.
A Secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves da Costa, reforçou as palavras do prefeito. “Já temos 51 modalidades esportivas em atividade no município e outras duas que devem fazer parte ainda esse ano. Ninguém é obrigado a gostar apenas de um esporte. Por isso procuramos ajudar, na medida do possível, a maior diversidade de modalidades”, informou a secretária.
Toledo é referência no Estado
A Sociedade Esportiva de Tiro com Arco (Setta) completa três anos de existência jurídica no próximo dia quatro de julho. Mas alguns de seus membros já praticam o tiro com arco e flecha a cerca de uma década. Hoje o grupo conta com cerca de 60 integrantes de seis a 50 anos e envolve atletas de Toledo, Cascavel, Maripá e Santa Helena e é referência no Estado do Paraná.
Os atletas já praticavam o esporte na área em frente ao Centro Olímpico Arnoldo Bohnen. Com a assinatura do Decreto, esse passa a ser o espaço oficial para as suas atividades. “Qualquer pessoa pode participar, o grupo é bem eclético”, disse o presidente da Setta, André João Muraro. “Essa garantia do espaço para nós vêm a premiar todo nosso esforço nesses três anos, ajudando a desenvolver um esporte tão pouco conhecido, mas que já trouxe várias conquistas para o município. Um exemplo do que é possível, nós dobramos nossa parceria com o programa Florir Toledo. Estamos com 18 alunos do projeto realizando aulas uma vez por semana. Dois deles já participaram de competições de ranking nacional e trouxeram medalhas para a cidade.”, enalteceu Muraro.
O tesoureiro da entidade também agradeceu o prefeito. “Nós só temos a agradecer o município pelo apoio. O grupo só cresce porque propicia um ambiente de alto nível técnico e ao mesmo tempo familiar. Temos, inclusive, projeto para a realização de um Centro de Excelência para Arco e Flecha aqui em Toledo. Para isso estamos buscando a qualificação técnica necessária”, informou o arqueiro Alexandre Lopes de Oliveira.
O grupo possui dois instrutores de nível 2, formados pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco, possui também árbitros formadas pela mesma confederação e um staff de competidores que já atingiu 75% de aproveitamento de premiação em competições tanto regionais, quanto nacionais.