Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

9° FESTOART reuniu mais de cinco mil pessoas no fim de semana

O festival é realizado como forma de valorizar o tradicionalismo gaúcho presente no município

23/06/2015 - 17:06


Bombacha, guaiaca e chimarrão estamparam o Centro de Eventos Ismael Sperafico, no último fim de semana (19, 20 e 21). A nona edição do Festival Toledense de Arte e Tradição – Festoart reuniu famílias e grupos de todo estado em uma grande festa composta por tradicionalismo, arte cultura. O festival é realizado pelo CTG Chama Crioula com o apoio da Secretaria de Cultura de Toledo como forma de valorizar o tradicionalismo gaúcho presente no município.

O Festoart também é um circuito pré-classificatório para a participação no Festival Paranaense de Artes e Tradições Gaúchas (Feparte). O vice-patrão do CTG Chama Crioula e um dos organizadores, Orandi Gayardo, destacou o motivo pelo qual o evento é conhecido como o mais organizado do Paraná. “Todos os anos pessoas de diversas cidades se reúnem para prestigiar o festival. Este ano recebemos aproximadamente 61 grupos, incluindo CTGs e invernadas de 24 cidades. Além disso, foi gratificante ver o reconhecimento do público pelos elogios que recebemos”, relatou.

Mais de cinco mil pessoas passaram pelo local para conferir o disputado rodeio que nesta edição, deu título de campeão para Pato Branco. Gayardo também falou sobre os bons resultados ocasionados pelo evento. “O Festoart acaba movimentando também o comércio de Toledo. Como muitas pessoas vêm de fora, isso possibilita que elas se hospedem, alimentem e comprem em estabelecimentos daqui”.

A organização e estrutura que dão notoriedade ao Festoart é um dos mais importantes elementos observados pela equipe responsável. “Sempre tomamos cuidado para que as atrações não passem do horário marcado. Temos compromisso com os visitantes de outras cidades, portanto mantemos o cronograma para que não haja atrasos. Assim, o público pode retornar para casa no horário pretendido”, frisou Orandi Gayardo.

Na programação a relevância foi para a declamação de poesias, apresentações de violão, gaita, dança, ‘causos’, além do 11° Rodeio Interestadual de Toledo. Nas palavras do prefeito Beto Lunitti, fica claro a importância desta ação. “É satisfatório ver como um evento como este pode reunir diferentes gerações. Desde o filho pequeno que participa de uma dança, ao idoso que toca gaita ou conta um causo”, elucidou.

Beto Lunitti também acentuou o valor da estruturação e elaboração desta festividade. “O prestígio que o Festoart tem hoje é mérito da boa conduta e desempenho dos organizadores e do pessoal envolvido. A participação do público reafirma que a cultura gaúcha merece reconhecimento, principalmente porque grande parte dos nossos colonizadores virem do Rio Grande do Sul”, acrescentou o prefeito.

Para a secretária encarregada pela cultura em Toledo, Rosselane Giordani a realização do Festoart ilustra a consideração que o município tem com a diversidade cultural, bem como o tradicionalismo gaúcho. “A Secretaria de Cultura viabilizou através do repasse de 20 mil reais mais uma edição do Festoart, como parte da política de valorização cultural do município”, explicou.

A parceria entre a prefeitura e grupos tradicionalistas, ocasiona a prática de eventos marcantes no histórico cultural do município. “O tradicionalismo gaúcho está fincando raiz em Toledo e valorizamos muito este fato. Tanto o Festoart como a Semana Farroupilha têm dado valor para nosso município como um dos maiores do Paraná, e com certeza este é mais um motivo de orgulho para a Secretaria de Cultura”, complementou Rosselane Giordani.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px