Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Seleções de GR do Chile, Cuba e Bolívia se preparam em Toledo para Jogos Pan Americanos

Os treinamentos são para o Pan-Americano 2015, no Canadá

24/06/2015 - 17:36


Toledo se demonstra mais uma vez referência mundial no esporte. Desde a última quinta-feira (18) as seleções de Ginástica Rítmica (GR) do Chile, Bolívia e Cuba estão no município para a preparação final antes dos Jogos Pan-Americanos 2015, que acontecerá em Toronto, no Canadá, de 10 a 26 de julho. Na manhã de quarta-feira (24), o prefeito Beto Lunitti recebeu as atletas na Prefeitura.

As equipes cubanas e chilenas treinarão em Toledo até o próximo dia 2 de julho, enquanto as bolivianas permanecem na cidade por mais um mês. Os treinamentos acontecem no Centro Olímpico Arnaldo Bohnen, sob o comando da técnica de Ginástica Rítmica de Toledo, Anita Klemman, e com apoio dos professores Solange Martins Paludo e Jean Milan. Segundo Anita, as expectativas sobre as atletas são as melhores. “Nós trabalhamos com séries individuais e em conjunto. Este período de treinamento também é uma oportunidade de trocas de experiências entre as competidoras”, comentou a técnica.

Para a vice-presidente da Federação Cubana de Ginástica, Cecília Juara, este processo de treinamento está sendo muito importante. “Toledo é uma cidade muito hospitaleira, e está sendo uma experiência muito importante para nós treinarmos e trocarmos experiências em conjunto. Agradecemos a prefeitura de Toledo, que através da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), dá um grande suporte a ginástica rítmica, e também agradecemos a Sadia, pelo empenho do desenvolvimento desta modalidade”, contou Cecília, que ainda frisou sobre a troca de experiências. “Trabalhar em conjunto nos ajuda a obter mais experiências. Espero que isso possa se estender por muito mais tempo e que cada uma dê o melhor de si”, completou.

A técnica da GR da Bolívia, Maria Cecília, também falou sobre a estadia em Toledo. “É algo de bastante relevância para nossa seleção. A ginástica rítmica da Bolívia está crescendo cada vez mais e esse é um grande passo para nós”, comentou. A técnica ainda falou sobre a alegria de trabalhar com Anita Klemman. “É um orgulho para nós estarmos trabalhando com a Anita, que tem uma trajetória consagrada na modalidade. Que as nossas ginastas possam aproveitar, ter mais disciplina e se preparar para levar o nome da Bolívia ao alto”, reportou a técnica.

Toledo conta com 60 ginastas para competir nos Jogos, e para a técnica da seleção de ginástica ritma do Chile, Márcia Olivares, treinar em uma cidade de grande prestígio na modalidade como é Toledo, significa avançar. “Aqui aprendemos a compartir com gente de cultura diferente, e isso significa muito, pois ainda estamos iniciando na ginástica rítmica. Então, é uma experiência honrosa treinar com este nível de ginastas”, afirmou Márcia. Ao todo, o município de Toledo conta com mais de mil atletas na GR.

Para a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, Toledo está ganhando cada vez mais reconhecimento. “A cidade está crescendo muito em termos de esporte. Um exemplo disso é ter a seleção de Cuba, tradição olímpica mundial, treinando em nossas estruturas”, relatou Marli.

O prefeito Beto Lunitti reportou sobre a importância da modalidade para o município. “A cidade de Toledo se destaca internacionalmente e nacionalmente, tanto que foi destinada a pré-Olimpíadas. Este é o nível em que a nossa ginástica rítmica chegou” afirmou prefeito. Beto ainda desejou que tanto as atletas visitantes, como as da casa, consigam os resultados que almejam e sirvam de exemplo de superação, vitalidade e comportamento para outros jovens.

O procurador da Associação Esportiva e Recreativa Sadia e coordenador da equipe de rendimento, Pedrinho Furlan, destacou a satisfação de receber as equipes para um intercâmbio e comunga com a ideia do prefeito Beto Lunitti, de que o esporte é cidadania. “Quem pratica esportes também é um bom cidadão. É um verdadeiro homem, uma verdadeira mulher, em toda a extensão da palavra” relatou Pedrinho.

Também participou do café da manhã o coordenador regional de Esporte e Turismo, Jorge Morgenstern, que ressaltou o apoio do estado ao projeto de GR em Toledo e do interesse de expandir para outras cidades do Paraná, levando esta oportunidade de praticar a modalidade a outras meninas paranaenses. O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, com o co–patrocínio de O Boticário na Dança e apoio da Unimed, Sanepar e Prati Donaduzzi.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px