Nesta quinta-feira (25), acontece a segunda Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo. O evento será realizado no auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, a partir das 8h30. Ao todo, 58 pessoas devem participar na condição de delegados (com direito a voz e voto) para discutir as formas de melhoria para pessoas com deficiência. Cerca de 100 propostas aprovadas nas Pré-conferências serão avaliadas no evento.
“Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos” é o tema da conferência e também da apresentação ministrada pela pedagoga Lucia Terezinha Zanato Tureck no evento.
Mais de 100 pessoas participaram das discuções nas Pré-conferências realizadas na Associação dos Ostomizados, na Vila Pioneiro e no Centro da Juventude do Jardim Coopagro. Foram apresentadas aproximadamente 100 propostas abrangendo os eixos sobre financiamento público, renúncia fiscal, diversidade, fortalecimento dos conselhos e fortalecimento das políticas públicas da pessoa com deficiência.
As medidas aprovadas este ano serão as diretrizes do município pelos próximos três anos. Somente os cidadãos delegados poderão votar para aprovar as propostas no dia da Conferência. As Pré-conferências e a Conferência Municipal são realizadas pela Secretaria Municipal de Administração, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (CMPCD).
O secretário de Administração, Amauri Linke, lembrou que as pré-conferências são abertas ao público em geral. “É um espaço democrático de debate e construção. As propostas foram de qualidade e estamos esperando um público grande. Toda a população tem direito a voz no espaço da conferência. Também serão eleitos delegados para representar o município na Conferência Estadual que acontece no mês de setembro na cidade de Curitiba”, informou Amauri.
O secretário disse que toda a comunidade é convidada a participar. Um espaço dentro do pátio da Prefeitura será reservado exclusivamente como estacionamento para atender os participantes da II Conferência. Uma equipe do Estar estará durante o dia emitindo a credencial para o estacionamento em vagas reservadas.