A Comissão de Avaliação do Programa Atleta na Universidade se reuniu na quarta-feira (24) para avaliar os inscritos no programa de bolsas de estudos para atletas. As seis inscrições foram aprovadas, pois se enquadraram no quesito de documentação necessária para participar do programa. Os atletas selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 400 na mensalidade do curso superior de Educação Física. A previsão é que o edital com os classificados seja divulgado na próxima quinta-feira (02/07).
Segundo o diretor do setor de base e estrutura da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), Franz Menegasso, os atletas foram avaliados em três critérios. “Nós avaliamos se os atletas cursavam educação física, se haviam representado Toledo em competições oficiais e se cumpriam às cinco horas de estagio na SMEL. Todos eles apresentaram documentações para se enquadrar nestes três quesitos”. Franz ainda comentou sobre a intenção do projeto. “Nós estamos buscando valorizar o atleta de Toledo, auxiliando na sua formação e devolvendo este investimento em forma de serviço para a comunidade”, comenta.
Segundo o atleta e acadêmico de educação física selecionado pelo programa, Lucas Gonçalves, a bolsa vem para ajudar e muito sua vida acadêmica. “A bolsa vai me ajudar bastante. É uma oportunidade de estudar e continuar representando o município nos jogos”. Lucas é atleta desde 2010, e está no terceiro ano da faculdade. Segundo ele, a bolsa irá ajudar nos custos com a mensalidade do curso. “Eu tentei uma vaga no PROUNI, mas não fui contemplado. A Bolsa irá me ajudar a custear a mensalidade, que para a minha realidade, é alta”.
A secretária de esportes e lazer, Marli Gonçalves, frisou sobre a valorização dos atletas do município. “Nós precisamos valorizar o que é nosso. Nossos atletas levam o nome do nosso município e defendem a nossa cidade, por isso é importante valorizar nossos atletas. Com a bolsa eles ainda realizam estágios na SMEL, contribuindo com a formação acadêmica dos atletas”, concluiu.