Respeito e carinho. Esse foi o pedido do representante das pessoas com deficiência, Jhonatan Herkert, durante a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (25) no Auditório Acary de Oliveira. Na conferência foram discutidas aproximadamente 100 propostas que foram feitas pela população nas pré-conferências. Os participantes ainda contaram com uma palestra com o mesmo tema da atividade, “Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos”.
No período da manhã, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. Em seguida, contaram com a palestra da professora Dra. Luciana Terezinha Zanato Tureck, com o mesmo tema da Conferência. Além disso, ainda foi feito um debate sobre o assunto tratado pela palestrante. Já à tarde, os participantes fizeram a plenária da conferência, onde debateram sobre as propostas realizadas nas pré-conferências.
Uma conferência deste porte para pessoas com deficiência é muito importante, afirmou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vaderleia Gimenes. “Com um evento como esse conseguimos fazer propostas excelentes e que lutaremos para serem colocadas em prática”, disse. Segundo ela, todas as propostas feitas durante as pré-conferências foram elaboradas por pessoas que estão engajadas com o assunto. “Foram cegos, surdos, cadeirantes, autistas, pessoas que estão neste meio e vêem a necessidade que o município precisa”, contou.
O secretário de Administração, Amauri Linke, comentou que as propostas aprovadas nesta conferência servirão de diretrizes para os próximos três anos do município em relação às pessoas com deficiência. Ainda disse que a conferência é um marco para o município e a conquista de direitos para a pessoa com deficiência. “Neste evento discutimos a política educacional, a questão da saúde, mobilidade urbana. Então nós temos que fazer as adaptações necessárias em todas as estruturas, principalmente aos serviços prestados para essas pessoas. Isso é um trabalho gradual que o município irá realizar”. Linke ainda acrescentou que as propostas deliberadas nesta conferência serão levadas para a V Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência.
Para o prefeito Beto Lunitti, a conferência tem o poder democrático do debate sobre aquilo que a população acha importante e a gestão pública precisa fazer. “Nós estamos trabalhando na perspectiva de soluções para aqueles que precisam de uma intervenção eficiente e eficaz do poder público. E certamente esta conferência propôs soluções democráticas para aquilo que seja necessário”, disse. O gestor municipal ainda acrescentou que o propósito desta administração é produzir um ambiente positivo, que traga satisfação e felicidade para as pessoas. “O foco deste governo é objetivar uma vida plena e abundante para as pessoas, porque o que estamos fazendo é construir um município para as pessoas”, finalizou.