Os agentes comunitários de saúde (ACS’s) participaram, nesta sexta-feira (26), uma capacitação sobre hanseníase. A formação foi realizada no auditório da Escola de Administração Pública Municipal, a Escola de Governo. Durante a atividades, os servidores puderam tirar dúvidas e entender melhor a doença, para identificar e levar os casos ao conhecimento das Unidades Básicas de Saúde.
Segundo a secretaria de Saúde de Toledo, Denise Campos, a hanseníase está dentro do programa de atenção básica e a responsabilidade de diagnóstico e tratamento dos pacientes é dos municípios. “A Regional está promovendo este momento para os 18 municípios. Nós temos em Toledo um ambulatório, que é referência em tuberculose e hanseníase, e estamos buscando qualificar os agentes para um trabalho mais eficiente”.
Denise ainda explicou que os agentes são um elo entre a comunidade e a UBS. “Por isso é importante capacitá-los, para que eles possam abordar e buscar esse paciente, trazendo para a unidade as queixas e os sintomas destes cidadãos”, concluiu.