Em cerimônia realizada na sexta-feira (26) a Prefeitura de Toledo entregou a 5ª Estação Saúde do município. O novo equipamento foi instalado no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli, o CJU Europa, e recebeu o nome de Michele Isael de Mattos, jovem atleta do handebol toledano que faleceu em um acidente e trânsito. O ato reuniu frequentadores do CJU, autoridades, familiares da homenageada e demais representantes da comunidade.
As ‘Estações Saúde’, segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, atendem uma parcela da população elencada por ele como ‘segunda idade’. “Temos os parques infantis que atendem as crianças e as academias da terceira idade utilizadas por pessoas mais velhas. Nos faltava algo específico para os jovens”. Igor disse que a implantação é fruto de um estudo realizado pela Secretaria de Habitação e Urbanismo. “Eles compõem os espaços públicos e dão mais uma alternativa para quem quer praticar atividades físicas”, concluiu.
Esta oferta de ambientes favoráveis para o desenvolvimento de exercícios foi destacada pela secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa. “Tudo que movimenta as pessoas, que permite a prática de atividades saudáveis, contribui para que a melhoria geral na saúde”. Marli acrescentou que, por este motivo, a entrega das ‘Estações Saúde’, alinham as políticas públicas de esportes e saúde. “Quem pratica exercícios tem menos problemas de saúde”.
A escolha do Centro da Juventude para receber a 5ª das 17 Estações que serão disponibilizadas para a população toledana é uma forma de agregar mais opções aos frequentadores do local. “É voltado a este público, a segunda idade, por isso a escolha do local”, disse o prefeito Beto Lunitti. Além disso, segundo o gestor municipal, as ‘Estações’ seguem a meta do Governo Municipal de ocupação dos espaços públicos. “Todo mapeamento das instalações foi feito pensando nesta situação: de que os cidadãos usufruam dos equipamentos”.
Durante a cerimônia, os familiares de Michele agradeceram a lembrança e prestaram, por meio de uma mensagem, uma homenagem a jovem atleta. Após a inauguração foi realizada uma demonstração da utilização do equipamento por um dos professores de educação física do Centro da Juventude.