Nesta segunda-feira (29) o prefeito Beto Lunitti, juntamente com a secretária de Educação, Tania de Grandi, anunciou o chamamento de 600 crianças de 0 a 3 anos para os Centros Municipais de Educação (CMEI’s). A medida é possível por meio da contratação de 20 novos professores e reduzirá em mais de 50% a atual fila de espera dos CMEI’s. A educação infantil não é obrigatória por Lei e Toledo é o único município do estado a assumir o compromisso de zerar as filas de espera no setor.
Os novos profissionais deverão ser convocados já na próxima semana. Segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, a abertura das vagas só foi possível por meio do trabalhado da Secretaria de Educação (SMED). “Nossos profissionais reordenaram todo o trabalho para garantir essas vagas”.
Durante o recesso, de 6 de julho em diante, será iniciado o chamamento que se estenderá por três meses para adaptação das crianças. “Os novos alunos dos CMEIs, com idade entre 0 e 3 anos, já começam a estudar a partir do segundo semestre. Sendo que os chamamentos cumprirão rigorosamente a lista de espera”, afirmou a diretora do Departamento de Educação Infantil, Gleci Terezinha Herkert.
Para o prefeito Beto Lunitti, o chamamento é motivo de alegria. “Representa muito, pois estamos fazendo história ao conseguirmos chamar de uma só vez 600 crianças para os nossos CMEIs. Isso é fruto de uma articulação muito positiva entre os profissionais da Educação e o Gabinete e representa um ganho exponencial do ponto de vista pedagógico e humano, além do avanço para a nossa educação e para vida dessas famílias que tem os filhos na lista de espera”. O prefeito salientou ainda, que o Governo Municipal tem foco na Educação e sabe onde quer chegar. “Também estamos construindo mais três Centros Municipais de Educação, pois aplicamos o dinheiro público onde ele efetivamente precisa ser investido”.
O assessor Jurídico da prefeitura, Jomah Hussein Rabah, destacou que Toledo é exemplo quando se fala em educação infantil. “Não existe nenhum outro município no estado que atinge esses índices e que assumiu o compromisso de zerar a fila de espera dos CMEIs como Toledo. Isso é um feito muito relevante, considero um marco. É uma política única que Toledo trabalha diariamente para cumprir”.