Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Governo do Estado cancela 29º edição dos Jogos da Juventude do Paraná

A justificativa foi à greve dos servidores estaduais, que comprometeram 49 dias letivos

30/06/2015 - 16:16


O Governo do Paraná, Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, Coordenação de Esporte e Supervisão de Esporte Rendimento, cancelaram, na última sexta-feira (26), a 29ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). As competições aconteceriam em diversos municípios do Estado. Segundo os responsáveis, a justificativa foi à greve dos servidores estaduais, que comprometeram 49 dias letivos. A secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, comentou que a decisão do Estado foi equivocada, e que não houve diálogo com os municípios.

Segundo a nota emitida pelo Estado, a decisão foi tomada a partir de alguns pontos, como o atraso no calendário escolar de 2015 por 49 dias letivos; a necessidade de se cumprir com os conteúdos curriculares exigidos em lei e da presença de alunos e professores em sala de aula; e nas 14 cidades sedes dos Jogos da Juventude do Paraná, nas Fases Regional e Finais – Divisões “A” e “B”, as Escolas Estaduais servem como alojamento dos participantes.

A secretária contou que ficou surpresa quando recebeu a nota do Governo do Estado. “É muito triste ver o momento em que o esporte no Estado atravessa. Os jogos acontecem a mais de 17 anos, e eu nunca vi uma situação dessas na minha vida, não houve diálogo”, argumentou. Segundo ela, a partir do diálogo com a comunidade esportiva poderiam ter surgido outras propostas alternativas, que permitiriam a realização dos jogos. “Alguns alunos e atletas esperam por anos para poderem participar dos jogos, para competir. E agora isso foi tirado deles”, disse.

“Nós fomos pegos de surpresa com essa nota, e eu acho que vai causar um repúdio em todo o Estado do Paraná e na comunidade esportiva como um todo”, finalizou.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px