A Secretaria Municipal de Educação (SMED) iniciou, na segunda-feira (06), o chamamento das crianças de 0 a 3 anos para os centros municipais de educação infantil (CMEI’s). Serão 600 novos alunos distribuídos nos 26 CMEI’s que compõe a rede pública municipal. Os pais deverão aguardar o contato telefônico dos servidores municipais da SMED para iniciarem o processo de matrícula.
A abertura das novas vagas é resultado de um planejamento da SMED. A secretária da pasta, Tania Elisete de Grandi, explicou que havia um total de oito salas de aula disponíveis em CMEI’s do município. “A partir de um levantamento, um estudo sobre o quadro funcional dos Centros e a entrada de novos professores nós conseguimos abrir estas vagas”. Tania afirmou que este trabalho é feito constantemente, mas a chegada de 20 novos profissionais de educação permitiu que fossem chamadas este número de crianças em uma única vez.
O contato com as famílias deve ser concluído em, no máximo, 40 dias. “Estes pais serão comunicados, eles passarão pela SMED e serão orientados para qual CMEI se encaminhar”. Uma vez feita a matrícula, Tania afirmou que já se inicia o processo de adaptação destas crianças. “São bebês por isso existe um período de ambientação. Mas acreditamos que os primeiros a serem chamados, já no retorno do recesso escolar que acontece no dia 20 de julho, iniciaram sua adaptação”, concluiu.
Recesso da rede municipal
Desde a segunda-feira (06) as escolas e centros municipais de educação infantil estão em recesso. A pausa no calendário escolar é previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As atividades para professores e alunos serão retomadas no dia 20 de julho. “Todos os pais, no ano anterior ou na ocasião da matrícula de seus filhos, tem ciência do calendário escolar para se programar para este período”, explicou a secretária Tania Elisete de Grandi.