Após a última edição do ‘Ecoponto Itinerante’, realizado no último sábado (04), no Jardim Santa Clara IV, a Prefeitura de Toledo contabilizou aproximadamente 200 toneladas de resíduos volumosos recolhidos. O objetivo da ação é oferecer condições para que a população faça o descarte correto de geladeiras, fogões, móveis velhos e demais objetos que acumulam água, mantendo os quintais limpos e evitando a formação de criadouros do mosquito da dengue. A ação é um trabalho intersetorial envolvendo diversas secretarias municipais e acontece todos os sábados em um bairro diferente, das 8h às 12h.
Os ‘Ecopontos Itinerantes’ já aconteceram nos Jardins Pancera, Gisela, América/Europa, Coopagro e Panorama e nas Vilas Industrial e Pioneiro. Mais duas edições ainda estão previstas, no Jardim La Salle, no próximo sábado (11) e no Jardim Porto Alegre, no sábado, 25 de julho, sempre das 8h às 12h. Além de prevenir doenças, o trabalho evita o descarte ilegal de resíduos. O secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário, pediu que a população participe. “Aguarde a ação no seu bairro ou leve em outra localidade nos sábados pela manhã. O descarte correto evita a poluição das sangas e outros espaços, como o passeio público”. O descarte incorreto, segundo Igor, pode render as punições previstas em lei.
O secretario do Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, frisou a ajuda que este tipo de ação promove o desenvolvimento sustentável. “O poder público vem oferecendo a possibilidade da sociedade dar o destino correto ao seu lixo. A responsabilidade, neste caso, é da Prefeitura e dos cidadãos”, afirmou Bisognin lembrando que o Governo Municipal oferece a estrutura e a população se compromete com a limpeza do seu quintal.
Mutirão de limpeza
Durante a realização do ‘Ecoponto Itinerante’ os servidores municipais realizam um mutirão para limpeza na Associação de Moradores que recebe a ação. “É uma forma de nós mostrarmos que o poder público faz sua parte. O Centro Comunitário é a ‘casa’ de todos na comunidade, é um marco, um exemplo de que precisamos manter nosso quintal limpo”, comentou o prefeito Beto Lunitti.
Programação
Sobre o calendário das atividades, a secretária de Comunicação Social, Rosselane Giordani, explicou que as datas e locais são amplamente divulgados. “Veiculamos informações nas rádios e fazemos som de rua no bairro em questão durante a semana que antecede. Além disso, quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Secretaria, por meio da página Toledo Paraná (www.facebook.com/OficialToledo)”. Os cidadãos também poderão fazer críticas e elogios, assim como sugestões por meio da Ouvidoria Geral no 153.
Resíduos de poda e capina
O responsável pelo Aterro Sanitário, Flávio Scherer, disse também que outros materiais já têm destinações específicas, como os resíduos de poda e capina. “Estes materiais podem ser encaminhados diretamente ao Aterro pelo cidadão. Temos uma célula destinada a este tipo de resíduo e não gera custo para o seu produtor”. Nesta categoria se enquadra galhos de árvores e poda de grama e outros arbustos, desde que não possuam outros materiais que não sejam desta natureza.