Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeitura investirá mais R$ 4,2 milhões em serviços de limpeza de vias nos próximos 24 meses

O prefeito Beto Lunitti, na última segunda-feira (06), aproveitou a reunião com os vereadores realizada no Gabinete para esclarecer alguns detalhes do novo contrato

07/07/2015 - 17:58


A partir da quarta-feira (08) começa a valer o contrato para os serviços de varrição e limpeza dos passeios públicos. A empresa vencedora do processo licitatório já atendia o município e o novo contrato firmado com a Prefeitura de Toledo terá duração de 24 meses. O valor total é de R$ 4.210.726,14 e serão cobertos 2.441,85 quilômetros. O prefeito Beto Lunitti, na última segunda-feira (06), aproveitou a reunião com os vereadores realizada no Gabinete para esclarecer alguns detalhes referentes aos serviços.

Este é o segundo contrato firmado pelo atual Governo Municipal para este tipo de serviço. O diretor de Contratos, Rodrigo Antoniassi, explicou que de 2013 até meados de 2014 o município cumpriu um contrato celebrado pela antiga gestão. “O novo processo licitatório foi elaborado no primeiro semestre de 2014 e no edital houve uma atualização nos valores. Isso diminuiu consideravelmente no número de reclamações”. Os dados da Ouvidoria Geral apontam que em 2013 a média era de 80 reclamações/mês em relação à varrição. “A partir do contrato firmado em 2014 este número caiu para cinco reclamações/mês em média”, explicou o ouvidor geral, Antônio Sérgio de Freitas.

O novo acordo prevê a execução, pela contratada, da varrição manual com o recolhimento e transporte de detritos depositados em gramados, canteiros centrais de avenidas e passeios provenientes da limpeza das vias e logradouros públicos da sede e dos distritos, a coleta do que for depositado nas lixeiras, a varrição dos pontos de ônibus, a raspagem de terra acumulada e capina de ervas e matos existentes em sarjetas, bocas de lobo, no topo de meios fios, pista de rolamento e passeios.

“Vale lembrar que a manutenção das calçadas é de responsabilidade do cidadão, cabendo a Prefeitura o que está do meio fio para o centro da rua. O restante cabe a contratada”, frisou o secretário de Habitação e Urbanismo Igor Colla Januário. Segundo ele, os serviços de contemplam os dois lados da via púbica e, em casos de ruas e avenidas com canteiro central, estes também deverão limpos, assim como as sarjetas. Sobre a frequência dos serviços, a SHU informou que na região central, entre as Ruas São João, Piratini, Dom Pedro II e Nossa Senhora do Rocio, a ação ocorrerá todos os dias. Nas proximidades da Prefeitura e no Parque Ecológico Diva Paim Barth o trabalho é realizado duas vezes por semana. Nos Jardins Bandeirantes, Carelli, Parizotto, La Salle e Santa Maria e nas Vilas Pioneiro e Industrial a limpeza é semanal. Nas outras regiões a ação ocorre a cada duas semanas.

O prefeito Beto Lunitti assegurou que com a correta fiscalização, tanto do Governo Municipal, quanto da comunidade e vereadores, o município será limpo através desta prestação de serviços. Além disso, a execução dos ofícios será analisada por um fiscal de contrato designado pela Prefeitura. “O objetivo de todo o trabalho é oferecer a comunidade os melhores serviços de limpeza pública, respeitando os recursos dos contribuintes”, afirmou Beto.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px