Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Abatol completa 15 anos com mais de 45 atletas convocados para seleção paranaense de Basquetebol

Para 2015 as expectativas da Abatol seguem positivas com duas convocações apenas no primeiro semestre

08/07/2015 - 17:46


A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) completa 15 anos de apoio a modalidade em 2015. Desde 2001 a Abatol já possibilitou que 45 atletas se destacassem no esporte em convocações para a seleção paranaense. Além da oportunidade aos participantes, as conquistas levam anualmente o nome de Toledo para todo o estado e até mesmo para o país e o exterior.

A coordenadora do projeto e técnica, Lourdes Kappes, destacou que o objetivo é garantir um futuro melhor aos atletas toledanos. "Nós acreditamos no poder transformador do esporte, em especial do Basquetebol. Portanto, cada atleta que se destaca a nível estadual não só realiza o próprio sonho, mas o nosso também", comentou. 

Gustavo Mortari Rodrigues está entre os destaques de Toledo. O atleta, que já foi convocado para jogar na Seleção Paranaense de Basquetebol, é um dos veteranos da Abatol. “Eu praticamente vi a Associação nascer. Fui um atleta mirim, comecei lá com 11 ou 12 anos. Meus pais também participavam, era um incentivo a mais. A estrutura da Abatol é fantástica, além da participação social, ajuda também no pessoal do atleta. Essa evolução que aconteceu nesses 15 anos é incrível. Nós vemos que é algo que passou de geração para geração, pais que jogaram lá e hoje levam os filhos para jogar”. 

As convocações também são lembranças marcantes, conforme relata Rodrigues. “Foram experiências interessantes conviver com atletas do Paraná inteiro, que ainda hoje a gente vê jogando. A gente nota a diferença entre as pessoas que são de locais diferentes pela cultura e forma de viver, e até mesmo pela vontade, disciplina e determinação. Não que nós tínhamos mais que eles, mas o trabalho desenvolvido pela Abatol com os atletas fazia a gente ter a cada jogo mais determinação e vontade. Na Abatol nós não aprendemos somente sobre basquetebol, aprendemos também sobre respeito, valores, e isso também é importante”. 

Assim como Gustavo Rodrigues, diariamente dezenas de crianças e adolescentes são incentivadas a crescer no esporte e na vida pessoal pelos profissionais da Abatol. De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, ao longo destes 15 anos de história a Associação já proporcionou um futuro melhor para muitos toledanos, por meio do esporte. “A Abatol busca crianças e adolescentes nos bairros e oferece uma oportunidade no Basquetebol. Isso é muito mais do que qualidade de vida e ocupação, isso é um trabalho social que faz a diferença”, finalizou ela.   

Histórico 

Em 2001, ano de fundação da Abatol, três atletas foram convocados para a seleção estadual, sendo Rodrigo Porto Cosme, Anderson Nascimento Rosa e o irmão, Jefferson Nascimento Rosa. No ano seguinte,   2002, Rodrigo e Jefferson seguiram representando o município na seleção paranaense.   

Em 2004 foram convocados quatro atletas toledanos da Abatol, Marcio Martins, Gustavo Mortari Rodrigues, Ayres Andreola e Vitor Bozza. Em 2007 mais três toledanos se destacaram na seleção paranaense, sendo Pablo Bozza, Jonathan Marsola dos Santos e Gustavo Mortari Rodrigues.  

Já em 2008 os talentos toledanos foram destaque. Ao todo sete atletas da Abatol foram convocados, Lucas Roman, Francis Roger Lauxen, Marcos Biazão, Saulo Garcia, Daniel Bordignon Barbieri, Alexandre Dagani e Ricardo Arno. Em 2009 foi a vez dos atletas Antonio Ramborger, Matheus Frühauf e Matheus Willian Barbato se destacarem na seleção paranaense. Além disso, no mesmo ano Toledo foi representado na seleção brasileira sub 15 pelo atleta da Abatol, Daniel Bordignon Barbieri.  

Em 2011 Francis Roger Lauxen, Lucas Matheus Soares Stulp e Matheus Willian Barbato representaram Toledo na seleção paranaense. No ano seguinte, 2012,  além de Lucas e Matheus que seguiram na seleção, foram convocados Matheus Frühauf e Weskislei Jordi Souza Coelho.  

2013 também foi um ano de destaque para o município, com 11 atletas toledanos convocados. Na seleção paranaense os selecionados foram Matheus Tomas Schedeler, Jackson Rauber Oliveira, Jhonata Rodrigo da Silva, Willian de Paula Bunzel, Keisuke Mizukami da Silva Bens, João Alberto Engelmann e Gustavo Henrique Almeida. Além disso, o toledano Daniel Bordignon Barbieri foi convocado para seleção brasileira e Gustavo Henrique Almeida e Lucas Matheus Soares Stulp foram talentos olímpicos. 

No último ano, 2014, foi a vez de João Alberto Engelmann, Keisuke Mizukami da Silva Bens, Guilherme Augusto da Silva e Gustavo Felipe de Oliveira levaram o nome de Toledo à seleção paranaense. Para 2015 as expectativas da Abatol seguem positivas com duas convocações apenas no primeiro semestre.    
  
Abatol

A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Já são quinze anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também recebem uma formação cidadã e são incentivados a terem hábitos saudáveis. 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px