Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeitura participa do Programa Oeste em Desenvolvimento

A proposta é identificar as potencialidades no âmbito das energias renováveis que favoreçam o desenvolvimento do Oeste do Paraná

08/07/2015 - 17:52


O Programa Oeste em Desenvolvimento realizou a terceira reunião da câmara técnica com o tema energias renováveis, nesta terça-feira (07), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Toledo. O prefeito Beto Lunitti, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Toledo, José Augusto de Souza, participou do encontro promovido pelo Sebrae de Foz do Iguaçu.

Estiveram presentes representantes de prefeituras, instituições, empresas, universidades e centros tecnológicos dos municípios da região Oeste do Estado. Aproximadamente 45 lideranças discutiram alternativas para fomentar o desenvolvimento regional com o uso de energias renováveis e alternativas.

“Realizamos diversos projetos e câmaras técnicas por meio do Programa. São várias câmaras técnicas com diversos temas e este sobre energias renováveis tem um papel fundamental para o desenvolvimento”, explicou o consultor do Sebrae e secretário executivo do Programa Oeste em Desenvolvimento, Augusto César Stein. Criada este ano, a câmara técnica sobre energias renováveis já realizou reuniões em Foz do Iguaçu e Cascavel.

 “A escolha das cidades que sediam os encontros não tem relação com as experiências que tem nesse setor. Porém, temos esse fato de que em Toledo há uma grande experiência com energias renováveis”, comentou Stein. Nas reuniões estão sendo montadas as estratégias sobre o potencial e o tipo de energia renovável que existe em cada município do Oeste do Paraná.

O prefeito Beto Lunitti apresentou algumas das potencialidades que Toledo dispõe no campo de energias renováveis. Nesse sentido ele destacou, entre outros, os estudos e investimentos para a transformação de resíduos sólidos de suínos em biogás, contribuindo para o transporte veicular e energia elétrica.

Para a quarta reunião da câmara técnica, já agendada para 18 de agosto na cidade de Foz do Iguaçu, os grupos de trabalho apresentarão o tipo de energia que cada município irá priorizar. O objetivo é elencar as potencialidades de energia como fontes de desenvolvimento da região oeste do Paraná.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px