Empresas brasileiras de pequeno porte têm uma tendência a não se abalarem muito em momentos de instabilidade econômica. Entretanto, será que é possível crescer mesmo em tempos difíceis? Transformando momentos de adversidade em oportunidade para se reinventar, melhorar processos, rever estratégias, colocar em prática ideias inovadoras, é possível melhorar o rendimento dos negócios, sim, independentemente da economia global.
Para iniciar um diálogo sobre o tema com empresários de Cascavel e Região, o Sebrae/PR organiza a palestra de lançamento da solução “Gestão financeira, do controle à decisão”, uma das soluções do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas. A palestra é gratuita e acontece no próximo dia 4 de agosto, às 19 horas, no escritório da entidade em Cascavel, que fica na Avenida Presidente Tancredo Neves, no 1.262. As vagas são limitadas e é necessário confirmar presença pelo telefone (45) 3321-7050, com Sonia ou Viridian.
“O Sebrae Mais é composto por soluções que auxiliam empresas já consolidadas no mercado a crescer. Atualmente, a preocupação com o desenvolvimento dos negócios tem sido uma questão muito presente na vida do empresário, que teme que a crise econômica possa desacelerar a evolução da empresa ou, pior, que acabe fazendo com que ela regrida. Desta maneira, prevenir o cenário negativo com ações planejadas é a atitude mais assertiva”, alerta o consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz.
Na palestra, os participantes terão uma ideia do funcionamento do curso sobre gestão financeira, que tem duração de três meses. Além, é claro, de terem a oportunidade de conhecer algumas dicas e estratégias para se obter mais lucratividade na empresa, controlando gastos. “O controle eficiente da gestão financeira da empresa vai possibilitar que ela passe ilesa por momentos globais instáveis com ações simples de planejamento”, exemplifica Willian Braga Tomaz.
O curso, reforça o consultor, foi desenvolvido para empresas de pequeno porte, ou seja, que têm faturamento bruto maior de R$ 360 mil até R$ 3,6 milhões ao ano e já completaram os dois primeiros anos de mercado, fase em que atingem certa maturidade empresarial. “Além disso, é focado em empresários que desejam melhorar os resultados na sua gestão financeira e aprimorar competências para controlar, analisar, planejar e simular as informações financeiras de forma eficiente para a tomada de decisões.”
Dentre os tópicos a serem abordados no “Gestão financeira, do controle à decisão” estão: folha de pagamento, compras dos fornecedores, livro-caixa, gestão do capital de giro e planejamento orçamentário. A carga horária completa da capacitação é de 116 horas, sendo que as datas previstas para os treinamentos são 11 e 12 de agosto, 20 de setembro, 20 de outubro e 24 de novembro, sempre a partir das 19 horas.
É na crise que se criam oportunidades para avançar, reavaliar a gestão da empresa, perceber onde é possível cortar gastos ou como fazer para abrir mercado e alcançar novos clientes. A capacitação dá condições e ferramentas para que o empresário repense seu negócio e acabe transformando um momento difícil em ações que tragam melhorias e ganhos reais para a empresa, melhorando a competitividade no mercado”, destaca Willian Braga Tomaz, do Sebrae/PR.