Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CONTRAN autoriza fiscalização por videomonitoramento nas vias urbanas

O conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, publicou no mês de junho a Resolução 532 que regulamenta a fiscalização por câmeras de monitoramento nas vias urbanas. Esta altera a resolução 471, de dezembro de 2013, que previa apenas a permissão de fiscalização por Câmeras em rodovias. Com a medida, municípios que tem o videomonitoramento, como Toledo, poderão fiscalizar e multar os motoristas infratores que forem flagrados pelo sistema. 

09/07/2015 - 18:02


O município de Toledo tem 31 câmeras integradas no sistema de videomonitoramento, por 26 quilômetros de fibra óptica. As imagens são compartilhadas entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A partir de agora, estas imagens poderão ser usada também na fiscalização do trânsito.

O diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo, Fabiano de Paula Leite Faria explicou que a estrutura existente será adapta e os operadores serão capacitados para realizar a fiscalização no perímetro urbano do município. “Desde o momento da publicação desta resolução estamos trabalhando para adaptar o sistema para que ele guarde o registro destas infrações e atenda exigências administrativas, e também, para que o cidadão possa tirar possíveis dúvidas sobre a infração”.

Fabiano Leite destacou que será feito um trabalho de divulgação e orientação da população sobre o funcionamento do serviço. O diretor ainda explicou o que as câmeras poderão fiscalizar. “Nós temos câmeras posicionadas em vários pontos da cidade, aonde poderão fiscalizar, por exemplo, pontos de embarque e desembarque, vagas de deficientes, avanços de semáforos, paradas sob a faixa de pedestre e guias rebaixadas, ou seja, infrações que os operadores poderão identificar direto da central da guarda e aplicar a punição prevista. A infração será guardada para caso o condutor queira questioná-la, nós possamos mostrar a imagem daquele momento”.

Não foi divulgado data para início da fiscalização por videomonitoramento, porém a instalação de radar com identificação já está em andamento, na Avenida Cirne Lima, em frente ao Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni, o antigo CCR, no Jardim Coopagro. O radar será interligado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP/PR), e todos os veículos que passarem pelo local serão identificados e caso tenham alguma irregularidade será acionado os serviços de segurança. E ainda, o veículo que estiver acima da velocidade permitida será fotografado e multado.

 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px