A partir de agora, o próximo passo é elaborar um Edital para iniciar o concurso que será aberto ao público em geral. Os acadêmicos dos cursos de comunicação que participarem poderão receber em troca um certificado que validará horas extracurriculares, por meio da Escola do Legislativo. Para o coordenador do curso Lougan Manzke essa parceria auxilia na colocação e visibilidade dos nomes no mercado de trabalho. "Para os acadêmicos que buscam a profissão de comunicador social é de suma importância que estes executem, na prática, atividades que possuem representatividade na sociedade, partindo desta prerrogativa a parceria corrobora com as diretrizes previstas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)", explanou.
De acordo com a Vereadora Sueli Guerra (PMDB), presidenta da Escola do Legislativo, a intenção é fomentar e expandir os horizontes dos trabalhos que são realizados com a Escola. “Além de beneficiar os participantes com a emissão dos certificados, nós pretendemos a partir das parcerias firmadas, levar a Escola do Legislativo para a comunidade em geral”, declarou. Para o Diretor Geral, David Calça, é importante que a escola atue diretamente com as instituições de ensino superior. “Dessa maneira, procuramos à cada dia aprimorar os trabalhos de capacitação. Com as parcerias das faculdades e universidades o trabalho que já temos desenvolvido deverá melhorar. Além disso, é uma via de mão dupla, em que ambas as partes podem ser beneficiadas”, explicou.
Novas Parcerias
A partir do primeiro contato entre a Escola do Legislativo e a Faculdade, o Coordenador dos cursos de Comunicação Social colocou a Agência de Comunicação Experimental (AGE) à disposição do Legislativo de Toledo. A AGE é uma agência sem fins lucrativos que comporta estagiários dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda para a realização de trabalhos de comunicação. Com a parceria, tanto o legislativo será beneficiado, quanto a própria faculdade. “Assim, o Legislativo terá a oportunidade de melhorar as estratégias de comunicação com a comunidade, sem a personificação de uma personalidade política, mas sim da figura da instituição pública”, defendeu Manzke.
Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal de Toledo que tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos servidores/as, vereadores/as assessores/as e estagiários/as, assim como formar cidadãos mais participativos em relação à política visando a transformação da sociedade. Para isso, atua em parceria com ABEL, Interlegis e outros órgãos. A intenção é capacitar ainda mais os envolvidos/as.
Em fevereiro, a Vereadora Sueli Guerra assumiu a presidência e junto com ela vieram novos compromissos e desafios de atuação. Compõe ainda a escola, os servidores David Calça, coordenador geral, Eduardo Hoffmann, coordenador pedagógico e Celestino de Oliveira Brito, enquanto coordenador geral e Adaiane Nascimento, coordenadora de projetos especiais.