O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e teve como fundo de discussão a segurança alimentar com o intuito de proporcionar uma melhor nutrição para a sociedade. De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento e chefe do Núcleo Regional da SEAB, Rudi Kuns, a ação buscou construir propostas com a realidade do município de Toledo e região. “Abrangemos os assuntos para a economia do município, formado principalmente pela agricultura familiar e o desenvolvimento de produtos agrícolas e indústria de suínos e aves”, comentou Rudi. O presidente também contou que a ação procurou unir os produtores e a assistência técnica para proporcionar um produto melhor. “Conseguimos debater sobre rotulagem, transporte e industrialização destes produtos com a assistência técnica local, produtores e delegados” completou.
O município de Toledo tem realizado ações fortes para a segurança alimentar, especialmente com os restaurantes populares. “Atualmente o município conta com cinco restaurantes populares, que produzem três mil refeições por dia. Além disso, temos a cozinha social, que produz cerca de 20 mil refeições por dia, para os restaurantes populares, merendas e lanches escolares” explicou o secretário de Administração, Amauri Linke, que comentou também sobre a importância deste evento para o município. “O evento coloca o município de Toledo na vitrine e permite mostrar como Toledo avançou no aspecto de segurança alimentar”, afirmou.
O prefeito Beto Lunitti destacou a participação dos delegados nas conferências e afirmou que isso é fundamental para que se possa e mostrar as propostas para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Beto também frisou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que incentiva a agricultura familiar e contribui com o estoque público de alimentos. “O PAA fornece produtos para o município de Toledo, para a Cozinha Social e para as entidades de Assistência Social” relatou.
Na ocasião, o prefeito também salientou sobre a ampliação dos restaurantes populares. “Iremos ampliar para oito o número de restaurantes populares, sendo que um já está sendo construído nas instalações da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), para que atendam os estudantes e também a população”, concluiu Beto.