Beto destacou, na oportunidade, as potencialidades do município de Toledo no campo das energias renováveis. Ele enfatizou a participação no Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIBiogas-ER) e apontou os estudos e investimentos para a transformação de resíduos sólidos de suínos em gás, contribuindo para a produção de energia térmica, elétrica e veicular.
A AMOP, segundo Beto, é um fórum para compartilhar ações e distribuir ideias a outros municípios. “Toledo conta hoje com um projeto bastante interessante que é Ecoponto Itinerante. Nossa gestão visa políticas públicas humanas, e para isso, de toda e qualquer forma vamos lutar para que isso aconteça diariamente”, afirmou Beto. O prefeito ainda convidou os 51 municípios que abrange a AMOP para conhecer o projeto.
Outro anúncio feito por Beto Lunitti é o de uma experiência talvez única no país. “Vamos aportar recursos, por meio de uma Sociedade Garantidora de Crédito, ou seja, cada um real que se investe, serão alavancados cinco reais para o financiamento de atividades econômicas”, comentou. O custeio do transporte escolar dos alunos da rede estadual durante o período de reposição das aulas por parte do município também foi colocado em pauta por Beto.
Ao final, o chefe do executivo toledano convidou os prefeitos presentes para comparecer ao Festival de Inverno (Festin) e ressaltou o decreto que será assinado tornando o Festival patrimônio histórico, imaterial e cultural de Toledo.
Coleta Itinerante
O trabalho acontece semanalmente, atendendo todas as comunidades. Além de prevenir doenças, o trabalho evita o descarte ilegal de resíduos. A ação é um trabalho intersetorial, envolvendo diversas secretarias municipais, realizado das 8h às 12h. No dia marcado, um caminhão e uma equipe da Prefeitura estará no local. Os volumosos que podem ser entregues são do tipo inservíveis de tamanho grande, como sofás velhos e outros móveis, como fogões, geladeiras, entre outros objetos que não podem ser recolhidos na coleta de lixo convencional.
Festin
O 40º Festin acontece entre os dias 15 e 18 de julho no Teatro Municipal. Neste ano mais de 120 candidatos se inscreveram para participar. Além de Toledo, participam também candidatos dos municípios de Santa Helena, Cascavel, Ouro Verde do Oeste, Maripá, Cafelândia, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Pato Bragado e Foz do Iguaçu. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, no valor de R$ 2,00 (meia entrada) e R$ 4,00 (inteira).