Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Consultas médicas na atenção básica em Toledo estão 45% acima do preconizado pelo SUS

Segundo os dados as Secretaria de Saúde, o município de Toledo aumentou em 6% o número de consultas ofertadas à população em relação ao mês de maio. No mês de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, a UPA da Vila Becker, atenderam 26.453 pessoas, sendo 26.213 na zona urbana e 240 na zona rural. O destaque, porém ficou para o número de atendimentos médicos na atenção básica que está 45% acima do preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

11/07/2015 - 13:29


O relatório ainda aponta que os exames diagnósticos aumentaram em 10%, estando 39% além do que o SUS determina. “Vemos que nossa proposta que é a prevenção, o cuidado, tem sido atingida”, comentou a secretária de Saúde de Toledo Denise Campos. A ampliação do número de consultas ofertadas à população é fruto do trabalho de reorganização do quadro de profissionais médicos da Prefeitura e a contratação por meio de teste seletivo. “Tínhamos alguns pedidos de exoneração e aposentadoria. Fizemos a substituição por meio de uma ação rápida e recompomos o quadro”.

Denise ainda lembrou também que, mesmo com a saída de médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), o município demonstrou resultados positivos em número de atendimentos e atividades.

Os números também agradaram ao prefeito Beto Lunitti. “São dados importantes que demonstram que o Governo Municipal tem feito sua parte”. O chefe do executivo municipal ressaltou que desde o início de 2013 a Secretaria de Saúde busca reordenar os serviços. “Precisamos ampliar nossa atenção básica. Poderíamos hoje colocar vários médicos na UPA e deixar as UBS’s descobertas. Mas não queremos cuidar da doença, queremos cuidar da saúde”, concluiu.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px