O relatório ainda aponta que os exames diagnósticos aumentaram em 10%, estando 39% além do que o SUS determina. “Vemos que nossa proposta que é a prevenção, o cuidado, tem sido atingida”, comentou a secretária de Saúde de Toledo Denise Campos. A ampliação do número de consultas ofertadas à população é fruto do trabalho de reorganização do quadro de profissionais médicos da Prefeitura e a contratação por meio de teste seletivo. “Tínhamos alguns pedidos de exoneração e aposentadoria. Fizemos a substituição por meio de uma ação rápida e recompomos o quadro”.
Denise ainda lembrou também que, mesmo com a saída de médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), o município demonstrou resultados positivos em número de atendimentos e atividades.
Os números também agradaram ao prefeito Beto Lunitti. “São dados importantes que demonstram que o Governo Municipal tem feito sua parte”. O chefe do executivo municipal ressaltou que desde o início de 2013 a Secretaria de Saúde busca reordenar os serviços. “Precisamos ampliar nossa atenção básica. Poderíamos hoje colocar vários médicos na UPA e deixar as UBS’s descobertas. Mas não queremos cuidar da doença, queremos cuidar da saúde”, concluiu.