No sábado (11) o Jardim La Salle recebeu a penúltima edição do Ecoponto Itinerante. A ação aconteceu na Praça da Cultura e foram recolhidos aproximadamente sete toneladas de resíduos volumosos, como eletrodomésticos e móveis sem utilização e inservíveis. Também foi realizada a limpeza da Praça da Cultura, onde foi realizada a coleta, bem como algumas bocas de lobo da região, e a poda de árvores. O próximo Ecoponto acontece dia 25 de julho, no Jardim Porto Alegre.
Desta vez, a coleta não foi tão movimentada como as anteriores. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Leoclídes Bisognin, dois motivos contribuíram para isso. “Um deles foi a chuva e a outra foi a questão da região central não ter tantos problemas de armazenamento de móveis velhos”. Bisognin também lembrou que neste sábado (18) não haverá o recolhimento de resíduos. “A próxima ação acontece no sábado 25, no Jardim Porto Alegre” continuou.
Outra ação, desta vez em parceria com a Secretaria de Habitação e Urbanismo, foi a desobstrução de galerias. “Trabalhamos com o caminhão da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e fizemos a limpeza de bocas de lobo do Colégio La Salle e da Casa da Cultura”, frisou o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário.
Ecoponto Itinerante
Os resíduos volumosos são todos aqueles que têm tamanho grande e não podem ser descartados como lixo útil, como sofás, eletrodomésticos, entre outros. O trabalho acontece semanalmente, sempre aos sábados das 8h às 12h, atendendo uma comunidade por vez. Nas edições realizadas em 2015, já foram coletadas aproximadamente 210 toneladas de materiais.